A esperança que supera todo medo

Para vencer o medo exagerado que sempre nos rodeia é preciso crer e confiar em Deus

O medo não pode roubar nossa esperança. Sentir medo é algo normal, porque faz parte da nossa humanidade, porém, quando o medo paralisa nossa caminhada e nossos sonhos, ele passa a ser um problema que precisa ser enfrentado e superado. Sabemos que muitas podem ser as causas do medo, mas, em geral, um primeiro passo de superação é confiar e ser corajoso em Deus, que nos liberta de todo pânico, pavor, preocupação e angústia, pela esperança que nunca decepciona.

Uma das ações do medo é paralisar o nosso presente e nos causar pavor em relação ao nosso futuro. Assim, o medo desproporcional frente à realidade é uma forma concreta de roubar a nossa esperança, pois, se não esperarmos com esperança e ficarmos apreensivos com o que virá, o resultado será perder a alegria do presente e a expectativa positiva do futuro.

O medo não é um bom conselheiro, já que seus incentivos podem causar más motivações. Ao contrário, Jesus ao enviar os discípulos em missão os orientou a não ter medo e aconselha hoje a cada um de nós: “Não temais” (Mt 10,28). Portanto, a princípio, para vencer o medo exagerado que sempre nos rodeia é preciso crer e confiar em Deus, porque Ele está com cada um de nós sempre e em tudo.

Não vos inquieteis com nada; mas apresentai a Deus todas as vossas necessidades pela oração e pela súplica, em ação de graças. Então a paz de Deus, que excede toda a compreensão, guardará os vossos corações e pensamentos, em Cristo Jesus” (Filipenses 4,6-7).

Deus abençoe você 
Márcio Leandro

Confira também:
.:Como podemos crescer na fé, esperança e caridade?
.:Sejamos fiéis na tribulação e confiantes na esperança de Jesus

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Márcio Leandro Fernandes