A Cruz deu sentido a minha dor

Após a noite de longas tormentas, vem a Ressurreição! Jesus deu sentido a sua dor, Ele deu sentido ao sofrimento na Cruz

“Meu Deus, meu Deus, por que Me abandonastes?” (Mc 15,34).

A primeira percepção desse grito pode parecer a manifestação da fraqueza de Deus. Com esse brado de Jesus, surge a pergunta: Como poderia o Filho de Deus ser abandonado por Deus? A humilhação pública, o escárnio dos zombadores, os sofrimentos, a sede terrível, o transpassar as mãos e os pés, o sorteio das vestes: a paixão inteira (RATZINGER, 2011).

Pode até parecer fraqueza, mas é símbolo e sinal de salvação, é fraqueza que manifesta o poder de Deus. Pode parecer loucura para o mundo, e realmente é a loucura mais sábia de Deus, a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens (I Cor 1,25).

Jesus assume em Si todo o tormento de todos os homens que sofrem neste mundo pela ocultação de Deus. Ele leva perante o coração do próprio Pai o brado de angústia do mundo atormentado pela Sua ausência (cf. RATZINGER, 2011).

A sua cruz, por vezes, pesa a tal ponto, que você cai na tentação de dizer: “O que pode fazer Cristo diante da minha dor?” E pensa: “Rezo, mas nada acontece”. A cruz, por ser símbolo de derrota, acaba por fazê-lo querer, a qualquer custo, afastar-se dela. Mas antes que você decida deixá-la, lembre-se de que, quando você sofre, é Cristo que sofre! Isso significa que Ele luta as suas lutas, Ele brada com o grito sufocante que marca a intensidade da sua dor, Ele vive as suas tribulações e a sua esperança está presente n’Ele.

A cruz não é o fim! Após a noite de longas tormentas, vem a Ressurreição. Jesus deu sentido a sua dor, Ele deu sentido ao sofrimento na Cruz. É na redenção que acontece a vitória do amor. Entre todos os vazios de sua vida – o sofrimento, o medo, a angústia, a doença, o desemprego, a solidão –, não há vazio maior do que a ausência de Deus!

Você pode passar por esse calvário que atormenta a sua alma com Cristo ou sem Ele. A escolha é sua!

Deus o abençoe! 
Ricardo Rezende

Confira também: 
.:A cruz representa Cristo e o amor que Ele tem por nós
.:Como cristãos por que e como devemos fazer o sinal da Cruz?

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Ricardo Rezende