Uma bonita reflexão se dá no Evangelho de São Lucas, em que Zacarias e Isabel precisaram ter uma fé inabalável: esperar e confiar em Deus, em Suas promessas (cf Lc 1,13-20).
Zacarias esperou não apenas de forma rancorosa e egoísta, mas estar de coração aberto para que todas as coisas possam ser feitas a ele e à sua esposa Isabel. Ambos estéreis, fato que, para a época em que viveram, era motivo de vergonha pública, foram fiéis à Palavra de Deus, viveram a longa espera da gestação de João, promessa de Deus aos pais, que esperaram tanto por ele.
Num paralelo com nossos tempos e com um mundo imediatista, que nos pede e cobra respostas rápidas, quantas vezes não agimos no modo tudo ou nada: ou cura ou não cura; ou faz ou não faz, ou é ou não é, ou é agora ou está demorando.
Uma fé inabalável
Quantos não são nossos impossíveis que são trabalhados à luz da esperança e da perseverança? Você tem impossíveis? Creio que todos nós tenhamos algo que é nosso sacrifício diário, nossa espera e nossa entrega. Mas não uma entrega passiva e inerte, e sim a espera com dedicação, com olhar de fé, com os olhos firmes.
Claro que tudo isso parece muito difícil, mas a caminhada ao que desejamos, muitas vezes, é feita pela espera e pela dedicação. Frente à uma situação negativa ou de uma espera, poderíamos apenas deixar de lado um trabalho, o serviço ao outro, uma amizade, a igreja, nossos trabalhos pastorais, um casamento, a dedicação a tantas coisas de nossa vida.
Somos tão marcados pela incredulidade e pela desesperança que, mesmo aquilo que pode nos parecer possível, toma um tom de impossibilidade. Sentimentos e emoções como tristeza, desamparo, solidão, inquietude, cansaço, influências negativas e tantas outras coisas somam-se a um cenário que pode, facilmente, nos desencorajar no meio do caminho.
Muitos sentimentos não são compatíveis com a realidade e tentam nos tirar do caminho de fé e perseverança
Nossa humanidade é fraca, façamos uma nova experiência. A exemplo de Zacarias e Isabel, possamos ser aqueles que esperam, de forma paciente e amorosa, porém, persistente e tenaz, àquilo que tanto almejamos, e que, mesmo nas adversidades, possamos assumir essa fidelidade e atitude de oração e ação em meio aos vieses da vida.
Eu convido a você viver com profundidade essa bonita passagem bíblica e possa estender a Mensagem do Dia de hoje, encaminhando-a para pessoas especiais para você.
Uma boa semana!
Elaine Ribeiro