Para não sermos escravos do nosso passado, precisamos assumirmos o protagonismo de nossa vida
Seja protagonista da sua vida e não escravo de sua história. O filósofo ateu Jean Paul Sartre, em um de seus escritos, disse: “Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você”. Essa célebre frase merece crédito pela verdade apresentada por ela. Como afirma Santo Ambrósio, toda verdade, dita por quem quer que seja, provém do Espírito Santo.
O próprio termo “história” remete imediatamente ao passado. Muitas pessoas, por terem enfrentado situações difíceis, e muitas vezes até traumatizantes, vivem escravas de seu passado. Isso, no entanto, é um equívoco, pois se não podemos voltar ao passado e corrigir o que aconteceu, a partir das nossas atitudes de hoje podemos construir um futuro diferente e promissor.
Para não sermos escravos do nosso passado, precisamos assumir o protagonismo de nossa vida. Existem algumas frases populares que poeticamente falam desta verdade: “Se a vida lhe oferecer só limão, então, faça dele uma bela limonada” ou ainda “Com as pedras que me atiras construirei uma linda catedral”. São ditados que afirmam que precisamos ser protagonistas de nossa vida e não escravos de nossa história. Não importa o que aconteceu, o importante mesmo é o que faremos de hoje para frente.
Deus abençoe!
Elenildo Pereira
Confira também:
.:O consagrado a Deus deve ser reflexo da Luz neste mundo
.:Documentário: ‘Leigos, protagonistas de uma Igreja em saída’