O verdadeiro ato de adoração

O verdadeiro ato de adoração é um estado da alma. Quem é adorador ama a Deus não somente com palavras, mas também com atos, ainda que adorar não se resuma em ações.

O verdadeiro ato de adoração

Créditos: frantic00 by GettyImages.

O verdadeiro ato de adoração é um estado da alma. Uma vez que meu coração está voltado para Deus, o que faço no meu dia a dia se transforma em atitudes de reverência a Ele. 

O verdadeiro ato de adoração

A adoração ao Senhor envolve todo o ser da pessoa porque reconhecer a Deus como Soberano da nossa vida pressupõe conhecer o que somos, e isso é o que, muitas vezes, define as nossas ações. Se me declaro alguém que adora o Senhor — um adorador —, a minha vida será um inteiro ato de adoração.

Será uma entrega diária a Ele, e essa se manifesta, geralmente, nas atitudes grandes e pequenas. A busca por uma vida na obediência Àquele que me criou, a luta para sair dos vícios, de amar aos outros e servir com gratuidade são atos de adoração, assim como chegar à Capela, prostrar-se e render glórias ao Senhor. 

Na Audiência Geral do dia 31 de maio de 2023, o Papa Francisco afirmou: “Eu posso rezar o Credo de cor, posso dizer todas as coisas que acreditamos, mas se a vida não for coerente com isso, não serve a nada”.

Tudo em nós precisa ter inteireza. Nossa adoração não será verdadeira, se o nosso culto não nos levar a uma mudança de vida.  

Como dar ao Senhor a adoração verdadeira?

Esta resposta está no Salmo 50, que diz: “Meu sacrifício, ó Senhor, é um espírito contrito, um coração arrependido e humilhado, ó Deus, que não haveis de desprezar” (v.19). 

Deus acolhe como verdadeira a nossa adoração, quando ela nos leva à busca pela santidade, porque Ele sabe que isso é o que nos realizará por completo. Tal busca nos leva a agradar ao coração de Deus com a nossa vida. E tudo o que fizermos será como uma oração de louvor.

Quando não é possível fazer adoração diária diante do Santíssimo Sacramento — e mesmo sendo possível —,  a oração que oferecemos ao Senhor precisa estar também nos atos diários. 

O cuidado com carinho da nossa casa, a realização de um trabalho bem feito, o atendimento gentil às pessoas ou o silêncio para não ofender alguém são grandes atitudes de um adorador, se feitos por amor a Deus.

Elane Gomes

Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Elane Gomes