A fé em Cristo é ponto de partida e chegada no caminho de conversão, já que Jesus é o “Caminho” (Jo 14,8)
Somos chamados a abrir o coração para uma verdadeira conversão, que não se resume num único momento, mas é decisão diária de escolha por Deus a todo instante.
A fé em Cristo é ponto de partida e chegada no caminho de conversão, já que Jesus é o “Caminho” (Jo 14,8). É Ele quem “nos chama a mudar de vida, a mudar de rumo. Ele nos chama à conversão” (Papa Francisco). Essa mudança de direção, portanto, passa pela experiência diária com o Senhor, da qual também depende a nossa permanência n’Ele, pois quem conhece e ama Jesus O coloca em primeiro lugar na sua vida, e busca o que é justo e santo.
A conversão nos leva a um caminho contrário ao pecado, pois aquele que começa a caminhar com Jesus e a Ele entrega todo seu coração, experimenta o que São Paulo afirmou na Carta aos Romanos: “Onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Rm 5,20). Experiência esta que diz da nova vida em Cristo, que, naturalmente, conduz cada um à não conformação com as coisas mundanas, mas a uma transformação pela renovação do Espírito, que nos ajuda a discernir qual é a vontade de Deus (cf. Tg 4,4). Para vivermos essas realidades, “nós devemos ajudar o Espírito Santo, abrindo espaço no nosso coração” (Papa Francisco).
Assim, “Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho, eis que tudo se fez novo” (2 Cor 5,17). Essa novidade de vida no processo de conversão é causa de alegria e santidade.
Deus abençoe você,
Márcio Leandro
Confira também:
.:Não existe conversão sem o sim total a Deus
.:A penitência e a oração são fontes de conversão?
.:Posso ser cristão sem uma contínua conversão de vida?