É possível confiar como Maria

É possível confiar como Maria. “Feliz Aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!” (Lc 1,45). É possível confiar quando vivemos tantas situações que parecem nos tirar o chão, que abalam a nossa confiança e nos fazem questionar se, de fato, Deus existe.

É possível confiar como Maria

Créditos: DeVon Wilson / GettyImagens

Nas Sagradas Escrituras, vemos que Maria viveu os momentos desafiadores na confiança em Deus. Então, é possível confiar ? Sim, podemos confiar como Maria, pois Ela é modelo de confiança e pode nos ensinar como viver.

Mas como Maria conseguiu viver essa confiança? Embora escolhida por Deus para ser a Mãe do Salvador, Ela não foi poupada das obscuridades, das provações, dos sofrimentos…

É possível confiar como Maria. Os relatos da Sua vida nos asseguram que Ela não perdeu a confiança completa na obra que Deus tinha para a humanidade. Na Anunciação, ao ouvir a mensagem do Anjo, fica perturbada, então, a sua primeira atitude é pensar, refletir, interrogar a si mesma sobre qual seria o significado daquele acontecimento.

É possível confiar como Maria

Maria busca, na Palavra de Deus, a resposta às questões da vida, Ela entra num profundo e íntimo diálogo com a Palavra, meditando na mente e no coração, deixando-a penetrar nas profundezas da alma, procurando desvendar o mistério contido no anúncio do Anjo.

Maria não respondia de imediato, sem antes buscar em Deus o direcionamento. O Evangelho de Lc 2,19 nos diz que Maria “guardava todas as coisas e refletia no seu coração”. Porém, em cada acontecimento, era o que Ela fazia:  juntava-os, recordava, procurava religa-los, confrontava, conversava, tomando a consciência de que estava neles a vontade de Deus.

É possível confiar como Maria, pois Ela não se detinha na primeira compressão rasa, superficial ou sem embasamento, mas procurava olhar com profundidade, buscando na fé a resposta.

A humildade de Maria nos ensina que é preciso reconhecer a nossa pequenez e fragilidade humana, que é incapaz de compreender a vontade de Deus para nossa vida, se não for pela fé. Por isso, se abandona e confia em Deus, que tem o comando da sua vida em Suas mãos. Ao ver seu filho morrer na Cruz, permanece com uma fé sólida, pois sabe em quem depositou a sua confiança. Aquele que, pela ação do Espírito Santo gerou Jesus no seu ventre, é fiel e jamais a deixará. E, pela sua confiança, todas as gerações lhe chamarão de Bem-aventurada.

Nilza Maia

Comunidade Canção Nova

Nilza Pires Maia