Gratidão é quando há o reconhecimento de uma pessoa frente o recebimento de um favor, auxílio ou benefício; é agradecer por receber algo. A gratidão como virtude é essencial e revela nobreza de quem a reconhece e a manifesta em relação a Deus e ao próximo. A Sagrada Escritura diz: “sede agradecidos” (Col 3,15), ou seja, vivei na gratidão.
Aquele que tem um coração grato enriquece o próximo e a si mesmo. O movimento interior que nos faz reconhecer os dons de Deus em nós também nos leva manifestar a Ele nossa gratidão e oferecer tais dons aos outros. A gratidão não pode ser suprimida do meio dos nossos relacionamentos e nem da sociedade em geral, porque ela revela nobreza da pessoa humana. Já a ingratidão nos conduz à falta de reconhecimento dos favores ou benefícios obtidos e, esta postura precisa ser superada por um coração que busca viver a gratidão.
Papa Francisco ensina que “só aquele que sabe agradecer experimenta a plenitude da alegria”. Ao sermos pessoas gratas, consequentemente, acompanha-nos o contentamento interior e a realização. Que nós possamos sempre exercitar a virtude da gratidão, reconhecendo e agradecendo o bem feito a cada um de nós no cotidiano da vida.
Deus abençoe,
Márcio Leandro
Confira também:
.:Gratidão: Como viver este valor?
.:A gratidão é o reconhecimento do valor do outro