Um anjo só para você intercede ao Pai. Uma oração tradicional da Igreja Católica é especialmente recordada no dia de hoje: a oração ao Anjo da Guarda. Reze: Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde, governe e ilumine. Amém!
Uma verdade de fé
“A existência dos seres espirituais, não-corporais, a que a Sagrada Escritura habitualmente chama anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura é tão claro como a unanimidade da Tradição.” (Catecismo da Igreja Católica, 328). A Igreja ainda nos ensina que “cada fiel tem a seu lado um anjo como protetor e pastor para o guiar na vida.” (CIC Nº 336). E esse ensinamento gera em nós o seguinte questionamento: se Deus colocou ao meu lado um anjo, para me proteger, me conduzir e guiar em toda a minha vida, qual deve ser o meu relacionamento com ele?
Não negligenciar a graça de Deus
Há graças que nos são dadas sem que a peçamos, um exemplo, a vida. Nenhum de nós pediu para nascer, existir. A Providência de Deus foi nos dando condições para que a nossa vida surgisse e se desenvolvesse. A presença do Anjo da Guarda ao nosso lado também não foi um pedido nosso, foi uma graça de Deus. O que vamos fazer com a nossa vida é escolha nossa, assim é também com o nosso Anjo da Guarda: também depende de nós ter um relacionamento com ele pela oração ou simplesmente ignorá-lo. Mais um questionamento: Deus teria nos dado um anjo se não fosse preciso?
Um anjo só para você
Mesmo que tenhamos ignorado o nosso Anjo da Guarda até o dia de hoje e até que venhamos a ignorá-lo depois – depende de nós -, o Anjo da Guarda permaneceu e permanecerá fiel à missão que Deus confiou a ele. Diversos santos testemunharam isso durante sua vida e, entre eles, São Pio de Pietrelcina, que disse o seguinte: “Para os homens solitários há um Anjo da Guarda. Lembrai-vos que Deus está em nós se estamos em estado de Graça, e fora de nós se estamos em pecado grave, mas o anjo nunca nos abandona é o nosso amigo mais sincero e mais seguro, mesmo quando temos a desgraça de o entristecer com o nosso mau procedimento”.
Chame ao seu Anjo da Guarda
Há uma graça especial para mim e para você no dia de hoje. A Liturgia celebra o dia do Anjo da Guarda, e podemos aproveitar mais esta graça para chamarmos por ele e começarmos a ter uma relação de amizade com ele, que sempre foi fiel a nós e à sua missão de nos conduzir e proteger no caminho.
Se Deus o colocou ao nosso lado para nos servir e para nos conduzir até o Céu, por que não recorremos a ele? “O anjo do Senhor acampa em redor dos que o temem e os salva” (Sl 33,8)
Nosso Senhor concedeu um anjo só para você. Que seu Anjo da Guarda o abençoe. Amém!
Deividson Francisco
Comunidade Canção Nova