Recomece ordenando a vida

Recomece ordenando a vida porque o caminho da cura passa pela observação de nossas limitações que, muitas vezes, nos mostram o quanto somos fortes, até porque as adversidades nos levam a ver a vida de outra forma.

Comece ordenando a própria vida

Crédito: Zephyr18 by GettyImages

Frente a um estado de adoecimento, muitas coisas nos custam: por vezes, nos custa sorrir, levantar da cama, dar um passo, alimentar-se, ordenar a vida de forma geral.

Não perca tempo!

Muitas vezes, precisaremos abrir nossa percepção e começar a reordenar ou ordenar aquilo que precisa ser colocado num novo lugar em nossa vida. Nossos tempos, prazos, rotinas diárias, horários de alimentação ou de sono, por exemplo. Parece que não, mas à ordem podemos atribuir uma parte interessante da nossa vida. E por que não a saúde em nossa vida?

Recomece ordenando a vida

Você já deve ter perdido a hora de acordar alguma vez na sua vida: a sensação é muito ruim, pois parece que o dia todo sai do lugar. Imagine se você vivesse todos os dias assim, atrasado e com uma lista imensa de coisas a fazer, com a casa desordenada e tudo mais. Logo, as finanças ficam bagunçadas e pronto, o caos está instalado. Que tal colocar o trem da vida nos trilhos novamente? Comece do simples: ordenando seus horários para dormir, acordar e fazer refeições. Isso equivale a um dia. Agora, pegue uma semana do mês e faça a mesma coisa. Coloque na sua semana quais dias e horários você tem compromissos fixos, dias de agendas pontuais como um médico ou um encontro com amigos. Parece que as coisas começam a ficar mais claras e você poderá usar ainda melhor seu tempo. Faça a mesma coisa com as finanças: de forma simples, quanto você ganha e quanto você gasta? Quais dívidas estão em aberto e por quanto tempo elas ainda existirão? Tenho excesso de gastos supérfluos? O que posso cortar? Tenho algum plano em curto, médio e longo prazo que exija dinheiro? Perceba que, ao passo que vamos colocando essas coisas de forma clara, seja no papel, numa planilha ou em qualquer método de controle, as coisas parecem ficar mais claras também.

Nossa vida pode ser comparada a um grande jardim

Comece ordenando a vida. Observe que, um jardim, quando é bem cuidado com harmonia, favorece o crescimento de lindas e saudáveis plantas, com flores e frutos. Porém, ele foi cuidado e ordenado dia a dia, de forma constante, contínua. Nesse jardim bem cuidado e ordenado há uma beleza visível. Por outro lado, se esse mesmo jardim for abandonado, logo a sujeira vai se acumular, as ervas daninhas também. As plantas crescerão de forma desordenada. Se pensarmos que é muita coisa por fazer, parece pesado e difícil. Se você dividir em pequenas metas, o caminho ficará bem mais prático e os resultados vão sendo colhidos pouco a pouco. Todos os campos de sua vida vão sendo ajudados e ficam mais claros e mais possíveis. Portanto, comece com o simples, mas comece, na verdade, recomece. Não se trata de engessar a vida, muito pelo contrário, é usar bem o tempo que se tem a vida que vivemos.

Abrigo-me à sombra de vossas asas, até que a tormenta passe” (Sl 56,2).

Recomece ordenando a vida, não perca tempo. Vamos dar esse passo?

Uma boa semana para você!

Elaine Ribeiro, psicóloga

Elaine Ribeiro dos Santos