O sentido do sofrimento nos é revelado através das palavras do apóstolo Paulo: “Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada.” (Rm 8,18)
Bem-aventurados os que choram
A partir dessa Palavra, o Senhor nos ensina a dar o devido sentido ao sofrimento, pois o seu Reino não é deste mundo.
Também no sermão da Montanha, Jesus chama de bem-aventurados os que choram, os que são perseguidos, caluniados, lhes faz uma ordem e uma promessa:
“Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós”. (Mt 5,12)
Dar o devido sentido ao sofrimento nos leva a clamar a Deus, pedir o que precisamos, sem reter nada. O sofrimento não deve nos levar a lutar contra Deus, mas sim agarrar-se a Ele, esperar que Ele responda e recusar-se a desistir ou a desviar o olhar d’Ele.
Santo Agostinho escreveu em suas Confissões: “A melhor disposição para orar é estar desolado, abandonado, despojado de tudo”. Quanto mais “desesperados” estivermos, vamos rezar de forma mais fervorosa e específica.
Quando vemos que somente Deus pode mudar a situação que enfrentamos, caímos de joelhos, determinados a não desistir, até que Ele responda.
O sentido do sofrimento
Quando lutamos sem confiança, somos verdadeiros a respeito de nós mesmos, mas não reconhecemos a verdade a respeito de Deus.
Embora o Senhor nos convide a lutar em oração, isso não nos dá o direito de exigir a resposta que desejamos, como se Deus nos devesse algo e tivesse de cumprir nossas ordens.
Quando as pessoas rezam com esse tipo de mentalidade, a oração não atendida pode fazer com que se afastem de Deus com raiva, questionando a bondade, o poder ou até mesmo a existência de Deus.
Sua luta lhes parece inútil e essas pessoas acabam desiludidas.
A Palavra do Senhor cura, salva e nos enche de esperança. Para entender o sentido do sofrimento, o segredo está em suplicar ao Espírito Santo que nos conceda, a partir da Sua Palavra, o entendimento dos fatos e das situações que nos rodeiam, e somente assim podemos compreender seu verdadeiro sentido.
Franciane Braz
Comunidade Canção Nova