Guardar o segredo de Deus se tornou tão difícil quanto encontrá-lo. Hoje, quando o critério de realização pessoal se tornou “ser famoso” ou “ser reconhecido”, todos trabalham com muito afinco para revelar os mínimos detalhes da própria vida.

Crédito: nikitje by GettyImages
Para os que buscam uma espiritualidade firme, isto é um erro. É humanamente impossível passar tanto tempo na superfície de si mesmo, decidindo o que expor e o que não expor e, depois, querer aprofundar-se em intimidade com Deus.
O segredo de Deus
É nas profundezas da intimidade que se tocam nos segredos de Deus! É aí que cada um “tira do seu tesouro coisas novas e velhas” (Mt 13,52) e finalmente do “seu interior manarão rios de água viva!” (Jo 7,38).
Este processo de encontro e união com o autor de toda a vida só pode ser vivenciado através da oração pessoal em seus múltiplos graus. E os detalhes de cada etapa desta amizade profunda com Deus estão no livro “A Oração segundo os doutores da Igreja”.
“A glória de Deus é selar o seu Verbo” (Pv 25,2).
Não se engane, o segredo foi feito para permanecer oculto. Após divulgar o “sorriso da Virgem” que a curou, Santa Teresinha constata que “Sem dúvida alguma, tivesse guardado meu segredo, teria guardado também minha felicidade…” (em História de uma Alma).
É baseado nesta verdade simples, ancorada na intimidade, que Jesus diz ao cego que acabara de curar para que voltasse direto a sua casa e “Não entres nem mesmo na aldeia” (Mc 8,26).
Jesus não queria “permanecer anônimo na região”, pois os milagres eram parte integrante de sua pregação (Mt 11,4-5), e decidia livremente quando queria ser visto ou não (Lc 4,30).
O segredo de Deus é uma semente geradora de vida
A recomendação ao cego é porque o segredo de Deus é uma semente geradora de vida nova e velha (Mt 13,52), revigorante (Jo 7,38), deve ser guardada com cuidado para que não seja “pisada” e depois comida “pelas aves do céu” (Lc 8,5).
O segredo de Deus é o campo que contém um tesouro, e vale a pena vender tudo para comprá-lo (Mt 13,44).
Infelizmente, assim como nós, a prioridade do cego curado foi buscar uma rede wi-fi e postar tudo nas redes sociais.
Seu irmão em Cristo,
Flavio Crepaldi