Não lances olhares desesperados, pois eu sou teu Deus

Problemas e desesperos costumam nos afastar do Senhor

As situações do dia a dia, muitas vezes, podem nos frustrar. Esperamos respostas que nunca chegam, mudanças que nunca acontecem, e caímos na tentação do fracasso e do desânimo.

Não devemos cultivar sentimentos negativos como esses diante do cansaço e da espera. Eles nos destroem e minam nossa esperança de que dias melhores virão. O Senhor quer que tenhamos vida em abundância, por isso Ele não permite que passemos por situações que não podemos suportar. Mas é necessário que nos abramos e não deixemos que nada nos perturbe ou amedronte, pois, o Senhor nos deixa essa promessa: “Eu te fortaleço e venho em teu socorro, eu te amparo com minha destra vitoriosa” (Isaías 41,10).

Abandonar-se ao desespero, ao medo, ao desânimo e à frustração é deixar-se morrer aos poucos. Se perdemos a confiança em Deus e nos intoxicarmos com as frustrações, somos arrastados para a morte. Problemas e desesperos costumam nos afastar do Senhor, mas devemos ocorrer o contrário, pois o desespero de nada adianta, ela só abre a porta do nosso coração ao inimigo e, quando isso acontece, ele nos domina.

Acaso o Senhor Deus não disse na Palavra que Ele vem em nosso auxílio? E se Ele é por nós, poderia alguém tentar contra nós? Não é nisso que cremos? O cansaço e as frustrações virão, mas não podemos entregar a nossa alma a elas: “a confiança que depositamos n’Ele é esta: em tudo quanto Lhe pedirmos, se for conforme a vontade d’Ele, Ele nos atenderá. E se sabemos que Ele nos atende em tudo quanto Lhe pedirmos, sabemos daí que já recebemos o que pedimos” (I Jo 5, 14-15).

Portanto, aproveitemos o tempo oportuno da Quaresma para renovarmos nossa esperança. Tenhamos sempre confiança no Senhor, porque Ele é o rochedo que nos salva quando passamos por diversas provações. Digamos ‘não’ para o desespero e a desesperança, pois elas só fazem mal à alma e adoecem o coração!

Uma renovada Quaresma, e que ela gere frutos de conversão na sua vida.

Deus abençoe você
Ricardo Rezende

Confira também:
.:Como vencer as tristezas e o pessimismo do dia a dia?
.:Nestes tempos difíceis, Francisco propõe a terapia da esperança
.:E quando só Deus é a resposta para os questionamentos da vida?

Padre Ricardo Rezende