Animai-vos, para que alcancem a vitória sobre o mal

Animai-vos mutuamente, neste tempo quaresmal, para que alcancem a vitória sobre o mal

Este tempo quaresmal é propício para refletirmos sobre a tentação que acompanha a vida do homem espiritual. Na Quaresma, somos levados ao deserto para encontrarmos Cristo, os irmãos e a nós mesmos. Nela, seremos purificados de todas as sujeiras do pecado, dos vícios e da maldade que nos afasta da verdadeira identidade de filhos de Deus.

Pode ser que, ao longo do caminho destes 40 dias, apareçam tentações que o façam perder a esperança da superação. Talvez, você possa até ter recebido, nos últimos dias, uma notícia ruim de que alguém da sua família está doente, que você perdeu o emprego e não tem ideia de quando ou como conseguir outro. Poder ser que você tenha entrado numa briga e, hoje, custa muito liberar o perdão. Você está ressentido, sentindo-se traído, enganado ou deixado-se de lado. Você sabe o que o afeta nem o que tem feito você ser tentado a desistir.

São Paulo, em I Coríntios 10,13, disse que não sobreveio sobre o homem nenhuma tentação que seja maior do que suas forças. Todo aquele que nasceu de Deus vence o mundo (I João 5,4), portanto, fortalecei-vos no Senhor e humilhai-vos na presença do Senhor, pois ele vos exaltará (Cf. Tia 4,10).

O homem que suportar a tentação com coragem e confiança em Deus receberá a coroa da vida, que Deus dá àqueles que à Ele o ama (Cf. Tia 1,12). E não é isso que receberemos ao fim da Quaresma, a vitória de Jesus na Páscoa da Sua Ressurreição?

Sejam firmes e valentes nos propósitos desta Quaresma, e não temas as tentações que sobrevierem sobre você! Após a prova, Ele vos tornará forte e inabalável! Ele vos fortificará, pois em Jesus somos mais que vencedores, em virtude d’Aquele que nos amou (Rm 8,37).

Uma santa e fiel Quaresma para você!

Deus abençoe, 
Ricardo Rezende

Confira também:
.:Reflexão do Papa Francisco sobre a Quaresma
.:Confira 15 dicas para viver bem o tempo de Quaresma
.:O Tempo Quaresmal favorece o nosso autoconhecimento

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Ricardo Rezende