Honra teu pai, com tua obediência, com tuas palavras, com sua parceria, com teu afeto, com teu exemplo, seguindo teus bons exemplos.
O livro do Eclesiástico é um livro da Bíblia voltado para a formação do caráter e da consciência do povo de Deus. Encontramos este “honra teu pai” no capítulo 3, versículos 9 e 10. Neste livro, encontramos muitos conselhos de vida para muitas ocasiões e circunstâncias.
Nem todos esses conselhos se aplicam a nossa sociedade atual, mas, certamente, são atualizadas ao nosso contexto para vivermos a essência de um povo que pertence a Deus.
Voltando ao “honra teu pai”, o Eclesiástico nos revela que quem honra seu pai será agraciado!
“Com obras e palavras, honra teu pai, para que dele venha sobre ti a bênção.” (Eclo 3,9-10)
Palavras e obras, obras e palavras são necessárias para honrar “teu pai”, “meu pai”. Não precisamos esperar o Dia dos Pais para isso, não é mesmo? Mesmo que não tenha uma história muito boa com relação a seu pai ou se ele já for falecido, tem um Pai no céu. Honre seu pai!
Ainda que seu pai não seja o que deveria ser para você, honre seu pai.
“A ajuda prestada a teu pai não será esquecida, mas será plantada em lugar dos teus pecados e contada como justiça para ti; no dia da aflição serás lembrado e teus pecados se dissolverão, como Gelo em dia de sol.” (Eclo 3, 15b-17)
Deus abençoe você!
Jarles Pereira