Esperar com fé nos abre os olhos do coração. Quando esperamos, acreditamos que algo se realizará, por isso a fé é fundamentada na confiança. Para crer em alguém, antes é preciso confiar nela. A esperança e a fé nos unem intimamente a Deus, pois essas são base da vida sobrenatural.
“Que ilumine os olhos do vosso coração, para que compreendais a que esperança fostes chamados, quão rica e gloriosa é a herança que ele reserva aos santos.” (Lc 1,18)
Basta uma palavra
A fé é uma palavra pequena que traz uma confiança imensurável. Quando Jesus entrou em Cafarnaum, aproximou-se dele um centurião implorando pela cura do seu criado. Nosso Senhor disse que iria curá-lo, mas o centurião logo respondeu que bastava uma palavra. O centurião não mostrou somente sua fé, mas também o fundamento da fé, que é a humildade. Não permitiu que Jesus fosse até sua casa, entretanto, mostrou que Cristo já habitava em seu coração. A resposta de Jesus louva a fé do centurião, “em ninguém encontrei tanta fé em Israel”, e diferente de muitos que receberam para poder crer, este homem acreditou com todas as suas forças antes mesmo de qualquer sinal (cf. Mt 8,5-13).
Como ter fé?
A natureza da fé é uma adesão da inteligência e da vontade humana à graça divina. Por isso o fundamento da fé é a humildade, submetemos o intelecto à autoridade de Deus. Aquele que souber esperar com fé contemplará grandes graças. “Se tiveres fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai para lá’, e ela irá. Nada vos será impossível” (Mt 17,20). Mas, muitas vezes, a nossa fé ainda não chegou sequer ao tamanho de grão de mostarda, por isso precisamos fazer como o pai do menino epiléptico que pediu ao Senhor pela cura de seu filho: “Eu creio, mas aumenta a minha fé” (cf. Mc 9,14-14).
Esperar com fé nos abre os olhos do coração
“Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11,6), e, por sua vez, não se chega ao Senhor. Esperar com fé é antecipar o começo da vida eterna, pois esta “é fundamento daquilo que se espera e prova de realidades que não se veem” (Hb 11,1).
Peça ao Senhor o dom da fé e lhe será concedida uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante!
Seu irmão,
Thiago Teodoro (@thiago_teo)
Comunidade Canção Nova