Cristo é a luz do mundo. O grande exercício de fé nos leva a crer que essa única e “boa notícia” deveria estar nas manchetes dos jornais. A alegria pascal consiste nessa vitória surpreendente!
Cristo é a luz do mundo!
A luz do mundo é Jesus. Ele nos faz refletir sobre a realidade paradoxal entre as trevas e a luz, e precisamos escolher uma delas.
Não é possível ficarmos em “cima do muro nessa situação”. Não é como o dia e a noite em que passamos, necessariamente, algumas horas sob a luz do sol e outras sem ela. A luz do mundo, que Jesus está falando, é sobrenatural, diferente do sol que ilumina nosso planeta.
E que luz é esta?
A luz do mundo é aquela que ilumina o homem na verdade que vem de Deus. Sem ela, o homem caminha nas trevas porque não sabe para onde deve ir, pois esta capacidade lhe é “impossível” sem Jesus.
Então, podemos dizer que esta luz nos é dada pela fé em Jesus, uma vez que Ele mesmo é a luz e pode comunicá-la a quem n’Ele crê. “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não caminha nas trevas, mas terá a luz da vida.” ( Jo 8, 12)
Como saber se estou na luz de Cristo ou caminhando nas trevas deste mundo?
Um teste simples é conferir a própria reação diante da vontade de Deus. Leia nas Sagradas Escrituras os Dez Mandamentos (cf Ex 20,1-17) e questione-se: Como me sinto diante deles? Na prática, os aceito? Os vivo ou luto para vivê-los? Entendo que são para meu bem e salvação?
Os Divinos Mandamentos são o primeiro passo para seguir Jesus e, a partir deles, amar a Deus. A luz do mundo está aí, Ressuscitado entre nós! É só seguir e terá a luz da vida!
Deus abençoe você!
Jarles Pereira
Comunidade Canção Nova