Como fazer o diário espiritual?

Você sabe como fazer o diário espiritual? Muitas pessoas têm o hábito de fazer o seu diário pessoal, onde registram fatos do cotidiano, experiências importantes, sentimentos. 

Como fazer um diario espiritual?

Crédito: Jacob Wackerhausen / GettyImages

 E o diário espiritual? Como funciona? 

A proposta do diário espiritual é registrar minha experiência com a Palavra de Deus no meu cotidiano. Na Palavra, Deus me fala de forma pessoal, ilumina minha inteligência, dirige meus passos.

O Evangelho narra um fato ocorrido com as irmãs de Lázaro: “Jesus entrou num povoado, e uma mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. Ela tinha uma irmã Maria, a qual se sentou aos pés do Senhor e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com os muitos afazeres da casa. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda pois que ela venha me ajudar!” O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada com muitas coisas. No entanto, uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte que não lhe será tirada” (Lc 10,38-42).

Quando me coloco “aos pés do Senhor” para fazer a experiência com sua Palavra, nada nem ninguém poderá roubar o que Deus fala ao meu coração. Poderiam até retirar as Sagradas Escrituras de nossas mãos, proibir seu uso, mas o que o Espírito Santo imprime em nosso coração pelo uso diário da Palavra ninguém poderá tirar. Pois o livro da Vida estará impresso não em papel, mas em nossa alma. 

Como fazer o diário espiritual?

Para fazer o diário espiritual, escolha seu cantinho de oração e tenha um horário marcado, todos os dias, para “ouvir” a Deus na Palavra. Registre tudo em um caderno: as inspirações e os direcionamentos da parte de Deus. O importante é ser fiel todos os dias. Pegue sua Bíblia e mãos à obra!

Sua irmã

Cássia Duarte Leal
Comunidade Canção Nova

Cássia Duarte Leal