Imagine que a câmera de segurança de Deus esteja voltada para você. Certamente, ela se emendaria em algum aspecto da sua vida.
Hoje em dia, é muito comum entrar em um estabelecimento e deparar-se com uma câmera de segurança, posicionada em um ponto estratégico da sala, atenta a tudo o que acontece ali.
A câmera de segurança de Deus está voltada para nós
Entrei em um consultório e deparei-me com ela, a câmera de segurança, quietinha e observadora. Sentei-me e dei asas à imaginação. Pensei no fato de como Deus cuida de nós, sempre com Seu olhar amoroso, posto ininterruptamente sobre cada um de nós.
De fato, “Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto os olhos daquele a quem haveremos de prestar contas (Hb 4,13).
Esta é uma afirmação que não deveria amedrontar nenhum de nós, se caminhássemos com Jesus e com o Seu Espírito Santo. Acho, pelo contrário, muito confortadora essa palavra que não nos tolhe a liberdade; pelo contrário, traz-nos segurança e consolação.
Quantos pecados evitaríamos se tivéssemos a consciência de que o olhar de Deus se volta para nós?
Lembro-me das crianças que, quando queriam fazer alguma travessura, davam aquele olhar de canto de olho para ver se o pai ou a mãe estavam atentos. Será que seria apenas por medo ou pelo desejo de não desagradar àqueles a quem amavam? Nenhum de nós está dispensado de viver o temor a Deus, por quem Ele é e pelo que faz. Temor este que nos leva a não querer ofendê-lo. Não se alcança a vida de santidade apenas temendo a Deus, mas amando-O acima de tudo e de todas as coisas. Retribuindo-Lhe o amor gratuito que Ele dispensa a nós, direcionando a Sua “câmera de segurança” sobre a nossa vida, preservando-nos dos perigos e de todo o mal.
Vamos estabelecer uma relação de confiança com Deus e com a sua “câmera”? Agradeçamos, todos os dias, a Sua Divina Providência, a qual nos promete que “não se perderá um só fio de cabelo da vossa cabeça (Lc 21,18).
Bendito seja Deus!
Maria Helena Barbosa
Missionária do 2o. Elo
Frente de Missão SJC/SP