Aprenda com os próprios erros

É possível aprender com os próprios erros. Neste caminho de aprendizado, é necessário contar com a graça de Deus

Todo ser humano está propenso a cometer erros nas diversas circunstâncias da vida, seja por escolhas erradas, gestos, palavras ou por ações que não constroem o próximo nem a sociedade. Diante dessa realidade, vejamos três passos para sabermos lidar com nossos próprios erros.

O primeiro passo é “aceitarmos” e reconhecermos quando realmente cometemos um erro. É muito incômodo, desastroso e injusto quando temos consciência do próprio erro, mas não o assumimos. O maior problema é continuar errando, porque não aceitamos que erramos. Agindo assim, vivemos nos justificando e desviando a nossa responsabilidade para os outros. Por isso, é necessário tomarmos conhecimento das próprias falhas e admiti-las.

O segundo passo é “resolver” dentro das possibilidades as questões relacionadas aos erros cometidos. Não adianta apenas reconhecer os erros e não tomar uma firme decisão de tentar solucionar o que for possível. Claro que, existem situações que não oferecem alternativas para serem revertidas ou solucionadas, mas cabe a nós fazermos de tudo para repararmos nossas falhas e suas consequências.

O terceiro passo é “amadurecer” perante as falhas já cometidas na caminhada da vida. Sempre ouvimos dizer que errar é humano, e, realmente é mesmo; entretanto, continuar no erro ou não reconhecê-lo e tentar resolver o que for possível é um impedimento para o passo do amadurecimento humano, psíquico, espiritual, social etc. Crescerá quem sempre cultivar o desejo de um recomeço, tendo uma postura madura diante dos próprios erros, com olhar de quem quer ser melhor em Deus e para o próximo. Assim, seremos pessoas mais seguras, confiáveis, justas e verdadeiramente cristãs.

É possível aprender com os próprios erros, e, neste caminho, é necessário contar com a graça de Deus, que nos encaminha sempre no processo de santificação em Jesus Cristo.

Deus abençoe você, 
Márcio Leandro

Confira também: 
.:Como aceitar nossos erros
.:A sabedoria consiste em saber aprender

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Padre Márcio Leandro Fernandes