A visita a Jesus Sacramentado consiste em deter-se por alguns instantes aos pés de Cristo, presença real e verdadeira na Eucaristia.
“Eis aqui o tesouro da Igreja, o coração do mundo, o penhor da meta pela qual, mesmo inconscientemente, suspira todo o homem.” (São João Paulo II)
A vida sobrenatural
A presença real de nosso Senhor na Santa Eucaristia aumenta o mérito da nossa fé. A vida sobrenatural é a vida do próprio Cristo em nós, pela fé, esperança e caridade.
É desse lugar sagrado, onde a visita ao Santíssimo Sacramento acontece, que deste doce costume deriva toda força e toda a eficácia: o Senhor está, de fato, presente em nossos altares, com o Seu mesmo e único Corpo.
Os frutos da adoração
No que diz respeito aos frutos da adoração eucarística, devemos saber que o conhecimento da vontade de Deus a nosso respeito nos coloca em ocasiões para que possamos, de fato, adquirir ou aumentar nossa participação na vida divina com profunda devoção e respeito, o que nos leva ao crescimento das virtudes.
O esforço de guardar silêncio, unido a esses momentos de sublime amor por meio da prática da adoração eucarística, nos conduzirá, sobretudo, à virtude da paciência.
Santo Afonso de Ligório nos diz com muita sabedoria: “Não nos irritemos com nenhum incidente; se às vezes nos vemos surpreendidos pela raiva, recorramos logo a Deus, e abstenhamo-nos de agir e falar, até termos a certeza de que já foi embora.”
Quando a impaciência nos ataca, a primeira coisa que deveríamos fazer, depois de nos esforçarmos por calar, é falar com Deus; e; pela virtude da paciência; alcançaremos inúmeros benefícios, e porque não a graça da temperança.
A visita a Jesus Sacramentado
Jesus Cristo nos comunica o Seu Espírito por meio desta vida. Assim, Ele se torna o princípio de atividade superior que nos leva, com a nossa adesão, a sofrer, amar, trabalhar, querer com Ele, para Ele e por Ele.
E assim nossas manifestações de afeto devem estar impregnadas da presença amorosa do Senhor: caminho para nossa maior realização.
Ainda hoje, desfrute dessa presença adorável de Jesus Eucarístico, de modo que você possa, ainda que imperfeito, dizer com a própria vida o que disse o apóstolo Paulo imbuído de amor por Jesus Cristo:
“Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim.” (Gl 2,20)
Deus abençoe você!
Maria Rosangela Pereira
Comunidade Canção Nova