A força do silêncio interior

Quanto tempo você gasta cultivando a força do silêncio interior no decorrer do dia? Talvez o que mais nos amedronte no silêncio é o fato de termos que ficar sozinhos com nossos próprios pensamentos.

Mas quem são estas pessoas que conseguem silenciar ou encontrar ambientes propícios para isso nos dias atuais? Eu posso afirmar para você que eu o entendo e me encontro diante do mesmo desafio todos os dias.

A força do silêncio interior

Pensar em silêncio em meio às cidades repletas de carros, barulhos dos mais variados, pessoas passando de um lado para o outro, ambulâncias e tantas outras dispersões acaba nos comprovando que silêncio só é possível, hoje em dia, para quem mora em um “mosteiro”.

E mesmo que alguns considerem atrativa a ideia do silêncio, a verdade é que a maioria de nós não se dá muito bem com o recolhimento absoluto, não reconhece, de fato, a força do silêncio interior na alma humana.

A força do silêncio interior

Papa Bento XVI, em vida, deixou ensinamentos, e o próprio exemplo encarnado de que é possível cultivar uma vida interior e o silêncio mesmo na “loucura do mundo atual”.

“O silêncio é capaz de cavar um espaço interior no nosso íntimo, para ali fazer habitar Deus, para que a sua Palavra permaneça em nós, a fim de que o amor por Ele se arraigue na nossa mente e no nosso coração, e anime a nossa vida. Portanto, a primeira direção: voltar a aprender o silêncio, a abertura à escuta, que nos abre ao próximo, à Palavra de Deus.” (Trecho da catequese do Papa Bento XVI – 2007)

Precisamos dar os passos necessários para o cultivo do silêncio, onde a Palavra de Deus possa encontrar a terra boa para ser semeada se faz necessário o passo inicial que cabe a mim e a você.

A terra que necessita de avanço e conquista é o seu interior

Vivemos na era das “redes sociais”, a evolução da comunicação de forma global, avanços na tecnologia aeroespacial e tantas outras coisas. Porém, a terra que necessita hoje de avanço e conquista para cada homem e mulher é o seu próprio interior.

Pare agora e silencie. Coloque o seu celular no modo avião e se permita viajar para dentro de si sem medo do que vai encontrar. O Espírito Santo de Deus será seu único acompanhante onde poderá vivenciar a experiência do “silêncio habitado”. Deus habita o seu interior e deseja, mesmo em meio ao caos, que você se encontre falar no seu íntimo.

No silêncio e no recolhimento progride a alma devota

Depois que verdadeiramente abrimos o coração para ouvir a voz de Deus na “força do silêncio interior”, podemos dar os passos; tomar as decisões, falar, agir e reagir. Muitos conflitos e guerras em nossas vidas poderiam ser evitados se cultivarmos o silêncio quantas vezes for necessário.

Tendo em vista que as palavras têm poder, ainda que sejam ditas em voz baixa, e que o que dizemos ecoará para a eternidade, faça hoje mesmo o exercício do santo silêncio e, com a ajuda de Deus, colha os frutos para sua santidade.

Deus te abençoe!
Saulo Macena

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.