O tempo de perdoar é agora, é hoje, é enquanto podemos, é enquanto vivemos, pois coração magoado pode fechar-se para sempre!
Quem já teve problemas com outra pessoa, quem já discutiu e se aborreceu, quem já ficou sem conversar com alguém sabe muito bem como essa situação consome nosso tempo, nosso sono, nossa saúde, nosso humor, nossas conversas, pensamentos e até os anos de nossa vida.
Por isso, Jesus nos ensina que o tempo de perdoar é agora. Jesus conhece o coração humano e como ele pode endurecer-se com o tempo por vários fatores, e um dos principais é pela falta de perdão.
As causas são diversas, inúmeras, mas o remédio é um só: o perdão.
No Sermão da Montanha, encontramos esse remédio forte que Jesus nos dá para curar o coração da mágoa, do ressentimento, da angústia causada por uma ofensa. O remédio é amargo e parece injusto que o ofendido tenha que ingeri-lo, mas é como a cura verdadeira funciona.
“Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!” Ora, eu vos digo: Amai vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem! Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus pois ele faz crescer o seu sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos”. (Mt 5,43-45)
Veja que há uma recompensa maravilhosa para quem toma esse remédio: “Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus”.