Vocação, dom de Deus em nós pelo qual transcende os interesses comuns. Podemos dizer que é algo muito particular e diz de nós, da nossa identidade, é um chamado pessoal, interior, que nos conduz a algo mais importante do que a nossa vontade humana, e quando descoberta e vivida, nos leva à vontade de Deus para nós.
Quando falamos em vocação, estamos falando de uma graça, um verdadeiro presente de Deus que nos convoca a um propósito maior de acordo com seus desígnios, assim como nos fala a Sagrada Escritura:
“Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda.” (Jo15,16)
A vocação bem vivida realiza o sonho de Deus em nós!
Muitas vezes, no decorrer da vida, percebemos que temos algo que nos inspira e nos faz sentir felizes, um convite a caminhar de uma forma diferente. Não é só sobre habilidades ou talentos, mas também sobre realizar o sonho de Deus em nós, em nossa relação entre quem somos e o que fazemos.
A vocação nos faz sentir úteis e importantes para nós mesmos e para a comunidade ao nosso redor. É um verdadeiro convite para usar nossos dons de forma significativa, oferecendo o melhor de nós mesmos em prol de algo importante.
A vocação, dom que nos transforma!
A vocação é um dom, e esse dom bem vivido nos ajuda a enxergar a vida com um propósito novo, porque o dom nos transforma, gera algo novo, ele é fecundo, renovador, nos indica um caminho a seguir; e quanto mais correspondemos a esse convite, mais realizados nos sentimos.
Ele nos faz entender que nossas escolhas e ações podem ter um significado maior e que, ao seguir nossa vocação, estamos realizando o sonho de Deus que nos preenche, e que dessa forma contribuímos também para um mundo melhor.
Vocação, dom de Deus em nós
O dom que Deus nos concede, é dado gratuitamente, é concedido individualmente a cada um. É fundamental que aprendamos um caminho de descoberta desse dom. Ao descobrimos a vontade de Deus e a nossa vocação, alcançamos a paz interior e compreendemos assim, o propósito da nossa existência.
Renilson Gois
Comunidade Canção Nova