A missão de anunciar o Cristo foi dada por Ele mesmo à sua Igreja, antes de Sua ascensão ao céu! Somos a igreja do Senhor, cada um dos batizados, os filhos e as filhas de Deus.
A Igreja elegeu o mês de outubro como o mês missionário, recordando-nos de que somos todos enviados para a missão de anunciar o Cristo. Essa missão não é uma questão de crescimento da Igreja enquanto instituição, mas, sobretudo, de salvação! Jesus veio ao mundo para salvar a todos e a cada um. Será “salvo quem crer e for batizado”(cf Mc16, 16-18).
“Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados.” ( Mc16, 16-18)
Significa que há pessoas que não serão salvas porque não acolheram o Evangelho; e Jesus respeita isso, mesmo tendo derramado Seu sangue por todos.
A missão de anunciar o Cristo
O Papa Francisco, em seu pontificado, marcou-nos com a frase “uma igreja em saída”, indicando que, precisamos sair às periferias do mundo para anunciar Jesus às pessoas¹.
Portanto, não podemos pensar que a evangelização é responsabilidade somente de padres e bispos ou de consagrados e religiosos. Todos nós, batizados, somos evangelizadores por vocação! É claro que, em primeiro lugar, esta missão — e mesmo a organização dela —, vem do Clero, mas somos todos filhos e filhas de Deus.
O caminho do discipulado
O quê e como anunciar? É aí que entra a nossa vida eclesial. Não podemos falar de Jesus sem O conhecer de verdade; e é a Igreja quem nos revela e aponta o caminho do discipulado. Discípulos bem formados anunciam melhor! No entanto, Jesus não esperou os discípulos estarem totalmente prontos para enviá-los. Eu e você também estamos em formação constante, mas fomos ou estamos prestes a sermos enviados em missão, seja como família, em comunidade, dois a dois… Seja num apostolado fixo, num trabalho isolado, numa missão de viagem.
Considere que você tem uma parcela nesta missão de anunciar o Cristo. Ele conta com você e nós, seus irmãos na fé, também!
Seu irmão,
Jarles Pereira
Comunidade Canção Nova