Volte para Deus! O que devemos fazer para cooperar com a graça e voltar decididamente para Deus?
Volte! Que este pedido do salmista seja nosso clamor neste tempo do Advento em que somos chamados a trilhar um itinerário de volta para Deus. “Faze-nos voltar, ó Deus, faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos” (Sl 80,3).
O primeiro passo que nos faz voltar para Deus é reconhecer como fez o filho pródigo que Deus Pai é generoso, ama-nos infinitamente e sempre nos perdoa (cf. Lc 15,11-24). Brilha aqui a misericórdia de Deus, estando os homens, em estado de pecado e espiritualmente mortos, não podem por si mesmos ir até o Senhor, é Ele sempre quem os atrai com Seu amor fiel, como diz nas Escrituras: “Eu amei-te com amor eterno, por isso mantive o meu favor para contigo” (Jr 31,3).
O que fazer para cooperar com a graça de Deus?
O que devemos fazer para cooperar com a graça de Deus e voltar decididamente para Deus? Jesus é a resposta, Ele é o caminho de volta para o Pai, “no rosto de Cristo brilha a glória de Deus” (cf. 2 Cor 4.6). É contemplando o rosto de Jesus Cristo, abrindo-se para “acolher o mistério da vida trinitária, para experimentar sempre e de novo o amor do Pai e gozar da alegria do Espírito Santo” que se torna possível voltar a Deus, nos ensina o Papa João Paulo II (Rosarium Virginis Mariae, n.9).
É hora de voltar para Deus!
“Deus pode e quer nos dar uma vida nova neste tempo”, assim nos motivava o fundador da Canção Nova, monsenhor Jonas Abib. Aproveitemos este tempo favorável em preparação para o Natal do Senhor, dia em que celebramos a salvação que veio a nós na pessoa de Jesus Cristo. Cuidemos, pois, como nos diz nosso fundador: “Sua Segunda Vinda se aproxima; e isso significa que, se não nos apressarmos em nossa santificação e em levar a salvação aos outros, seremos pegos de surpresa”.
Clamemos a bênção do Senhor para que todos os homens possam se voltar para Deus, que resplandeçam a santidade d’Ele em suas vidas, e assim cheguem à salvação definitiva.
De sua irmã em Cristo,
Rosa Cruvinel
Comunidade Canção Nova