Você tem fome de Deus? Fomos criados por Deus para vivermos n’Ele; no nosso interior, há uma fome espiritual. Refletindo sobre a fome, este ano, o site de notícias da ONU (Organização das Nações Unidas) publicou um levantamento sobre a fome. Ali, afirmam que, pelo quinto ano consecutivo, aumentou o número de países que sofrem com o risco de fome generalizada.
Como cristãos, precisamos nos sensibilizar diante desses cenários profundamente desumanos e, no mínimo, orar por esses povos. Convém também que, dentro das nossas possibilidades, façamos gestos concretos para ajudar periodicamente os mais necessitados em nosso próprio país.
Mas gostaria de lhe convidar a refletir sobre outro tipo de fome. Uma fome que é ainda mais terrível do que a falta de alimentos.
Você tem fome de Deus?
“Virão dias – oráculo do Senhor Javé – em que enviarei fome sobre a terra, não uma fome de pão, nem uma sede de água, mas (fome e sede) de ouvir a Palavra do Senhor.” (Amós 8,11)
O ser humano foi criado por Deus para viver a sua vida em Deus, por isso há uma fome espiritual, interior, dentro da alma de cada um de nós. Muitas vezes, buscamos saciar essa fome interior com atividades, coisas ou pessoas, mas elas não podem preencher a fome que há em nosso íntimo.
Por isso, em Seu extremo Amor, Deus providenciou um alimento espiritual que realmente sacia a fome de nossa alma. “O Senhor não deixa o justo passar fome” (Prov 10,3a).
Nossa refeição espiritual
Jesus, sabendo que estava terminando seu tempo sobre a face da Terra, instituiu o sacramento da Eucaristia, onde Ele está verdadeiramente presente! Ele quis usar de um alimento material universal, o pão, para fazer este grande milagre! Após a consagração do pão e do vinho na Santa Missa pelas mãos do sacerdote, a hóstia se torna realmente a presença viva de Jesus, em corpo, sangue, alma e divindade.
“porque o pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo” (João 6, 33)
Nossa realização na vida não é possível sem que nossa alma esteja bem alimentada pela presença de Deus. Quando comungamos Jesus Eucarístico, recebemos uma poderosa infusão da Sua graça! Se comungamos com essa fé, se entramos em oração profunda ao receber Seu corpo e sangue, a vida de Deus se alastra por todo nosso interior.
Certamente, se ao menos a metade das pessoas do mundo entendesse e buscasse, com fé ardente, essa maravilhosa graça que Deus nos dá, os relatórios da ONU não mostrariam tais resultados. Pois a comunhão eucarística, vivida com profundidade, transforma-nos gradualmente em pessoas mais cheias de compaixão para com o próximo, especialmente os mais necessitados.
Você tem fome de Deus? Que tal se preparar bem, participar da Santa Missa, e receber essa graça poderosa na sua alma?
Seu irmão,
Ulisses Henrique
Comunidade Canção Nova