Viver como filhos da luz

Viver como filhos da luz. Podemos escolher com inteligência viver na luz, exercendo a virtude da prudência, colocando nosso intelecto a serviço do Senhor. Pois, “os filhos deste mundo são mais prudentes em lidar com sua própria geração do que os filhos da luz” (Lucas 16, 8b).

Viver como filhos da luz

Créditos: Francescoch by GettyImages

Esta linha vem na conclusão da parábola do servo desonesto. Jesus contou esta parábola como uma forma de destacar o fato de que os “filhos do mundo” são realmente bem-sucedidos em sua manipulação das coisas do mundo, enquanto os “filhos da luz” não são tão perspicazes quando se trata de coisas mundanas. Então, o que isso nos diz?

Viver como filhos da luz

Certamente, não nos diz que devemos entrar em uma vida no mundo nos esforçando para viver de acordo com os padrões mundanos e trabalhar por objetivos mundanos. Na verdade, ao reconhecer esse fato sobre o mundo, Jesus está nos apresentando um forte contraste sobre como devemos pensar e agir. Somos chamados a ser filhos da luz. Portanto, não devemos nos surpreender se não formos tão bem-sucedidos nas coisas mundanas quanto os outros que estão imersos na cultura secular.

Isso é especialmente verdadeiro quando olhamos para os numerosos “sucessos” daqueles que estão totalmente imersos no mundo e nos valores do mundo. Alguns são bem-sucedidos em obter grande riqueza, poder ou prestígio por serem perspicazes nas coisas desta vida.

Vemos isso especialmente na cultura pop. Tomemos, por exemplo, a indústria do entretenimento. Há muitos que são bem-sucedidos e populares aos olhos do mundo provocando invejas. Mas, compare isso com aqueles que estão cheios de virtude, humildade e bondade. Tais pessoas passam até despercebidos aos olhos do mundo.

O que devemos fazer?

Devemos usar esta parábola para nos orientar que tudo o que importa, no final, é o que caminho que nosso Deus traçou para nós. Ele nos vê e abençoa nossos esforços para possuirmos uma vida santa.

Para viver como filhos da luz, devemos trabalhar apenas pelo que é eterno, não pelo que é mundano e passageiro. Deus proverá nossas necessidades. Devemos colocar nossa confiança n’Ele. Podemos não nos tornar grandes sucessos de acordo com os padrões terrenos, mas obteremos grandeza em relação a tudo o que realmente importa!

Reflita, hoje, sobre suas prioridades na vida. Você está focado em construir riquezas que são eternas? Ou você se vê continuamente envolvido em manipulações e astúcias que têm como objetivo apenas o sucesso mundano? Esforce-se por aquilo que é eterno e você será eternamente grato.

Seu irmão,

Kaíque Duarte

Comunidade Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.