Vivemos da misericórdia divina

Vivemos da misericórdia divina e devemos saber que, ainda que não queiramos reconhecer, se Deus vier nos cobrar o que a Ele devemos, seremos esmagados por Sua justiça.

Vivemos da misericórdia divina

Créditos: ljubaphoto / GettyImagens

Quando tratamos nosso semelhante com uma atitude de severidade, condenação, até mesmo “farisaica”, temos uma atitude absolutamente rejeitada por Deus, porque, de fato, vivemos da misericórdia divina, nosso alimento que nos põe de pé é a misericórdia: se Deus não tivesse compaixão de nós, já estaríamos condenados. 

Se tiverdes em conta nossos pecados, Senhor, Senhor, quem poderá subsistir diante de vós?” (Sl 129,3)

Devemos nos recordar que somos tratados por Deus com misericórdia. São Tomás, quando fala da simplicidade de Deus, limita-se a apresentá-la como exclusão de toda a espécie de composição. Em Deus não há partes quantitativas quanto no homem, que está composto no corpo e espírito. Deus é simples, porque n’Ele não há matéria, mas só espírito puríssimo. Deus é bondade, verdade e justiça, sábio, justo por excelência. Seu maior atributo é a misericórdia.

Vivemos da misericórdia divina

Deus nos pede que tenhamos um coração semelhante ao d’Ele. Não podemos nos elevar à altura de Deus. Quando condenamos os outros, nos esquecemos de nós. Devemos nos recordar da misericórdia com que nós mesmos somos tratados por Ele.

Deus espera de nós que sejamos misericordiosos. Deus é Deus, e nós, pobres pecadores. Não podemos nos elevar até a altura de Deus, mas tomemos consciência de nossas atitudes. 

Aquele que deseja se aproximar, de algum modo, do Amor Divino, deve evitar toda a forma de duplicidade da mente, pela busca imparcial da verdade, mas amar e aceitar a “Verdade’, mesmo que exija sacrifícios, cultivando a mais franca sinceridade, fugindo de todo o gênero da mentira. “seja o vosso modo de falar: sim, sim; não, não.” (Mt 5,37) Vivemos da misericórdia divina e, como alvos, tratemos os outros também com misericórdia!

Coragem! Ele o chama! E que resplandeça na sua mente e coração o amor com que você gostaría de ser amado!  

Maria Rosangela Pereira
Comunidade Canção Nova

Maria Rosangela Pereira