Viva sob a providência

Viva sob a Providência. A providência é a Sabedoria de Deus que conduz todas as coisas. Sim, todas as coisas! Ela não diz respeito somente às coisas materiais que Deus “providencia” para nosso sustento diário. Mas engloba todo o projeto de Deus para a humanidade, do princípio ao fim!

Viva sob a providência

Créditos: naassomz1/ Unsplash

É essa gigantesca estrutura, inconcebível para qualquer ser humano, que chamamos de providência. Ela contém e transcende a história do mundo, a Encarnação do Verbo, sua morte, ressurreição, ascensão, segunda vinda gloriosa, mas também a minha e a sua história pessoal de vida e salvação.

Ela é misteriosa , por isso, precisa ser revelada. Foi através de uma revelação que o profeta Isaías conheceu e divulgou a vinda do Salvador que iria nascer.

Viva sob a providência

Essa “brevidade” da providência/sabedoria, que tem tudo diante dos seus olhos, não pode ser medida corretamente pelo tempo que conhecemos, pois emana e direciona tudo à eternidade. Assim, a virgem realmente concebeu o Emanuel, como previra o profeta, mas isso ocorreu setecentos anos depois do anúncio de Isaías a Acaz.

São João da Cruz nos ensina a não nos preocuparmos em tentar entender as profecias de Deus: tudo se realizará ao seu tempo, conforme a vontade divina e, talvez, bem diferente do que acharíamos que aconteceria. A nós, cabe-nos a busca fiel e constante em caminhar segundo a vontade Deus, ou seja, também mergulhados em sua providência.

A providência é a sabedoria de Deus que conduz todas as coisas

Por isso, se as coisas parecem caminhar de um modo que não parecem ser de Deus, vale a pena refletir: estou em consonância com a vontade do Altíssimo? Vivo segundo os seus mandamentos, renunciando ao mal que se encarna na forma dos mais variados pecados?

Essa avaliação é importante porque São Tomás de Aquino identifica duas formas distintas da manifestação da providência divina: uma é geral, cuida das espécies, das gerações e estruturas; outra é particular e cuida de cada um como “a pupila dos olhos” (Sl 16,8). Para usufruir desta providência paternal, onde até os fios de nossa cabeça estão contados (Lc 12,7), precisamos não oferecer resistência a ela, fugindo de toda forma de pecado.

Assim como o filho pródigo, devemos pensar: estou vivo, mas não vivo bem! Na casa do meu Pai, serei muito melhor tratado, mesmo como servo. É hora de levantar e retornar. Vamos viver sob a Providência e fazer parte desta linda história que Deus tem para nós.

Seu irmão,

Flávio Crepaldi

Flávio Crepaldi