Vinde, caminhemos à luz do Senhor, pois Ele vem e nos desperta para o desejo profundo e ardente do dom indescritível da Salvação. “A noite vai adiantada, e o dia vem chegando. Despojemo-nos das obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz” (Rom 13,12).
Vinde, caminhemos à luz do Senhor
Para estar em melhor condições de receber o Cristo, precisamos nos preparar bem, conhecer em profundidade as três vindas do Senhor: Segundo São Bernardo de Claraval, há três vindas de Jesus: “a primeira, quando Ele veio por Sua Encarnação; a segunda é a cotidiana, quando Ele vem a cada um de nós, pela sua graça, principalmente na Eucaristia; e a terceira, quando virá, gloriosamente, para julgar o mundo.
O Advento é um tempo de fazer faxina na casa, para estarmos em melhor condições de receber o Senhor. Recebê-Lo na celebração do Seu nascimento, recebê-Lo para melhor nos preparar para a Sua segunda vinda gloriosa, mas recebê-Lo no dia a dia, em cada intervenção de Deus na nossa vida.
O tempo do Advento é marcado pela fé
O tempo do Advento é marcado pela fé e nos permite crescer nas virtudes teologais: fé, esperança e caridade, que são virtudes “infusas”, capacidades sobrenaturais que Deus infunde em nós.
Para possuir a esperança é necessário ter fé. “O justo viverá pela fé” (Rm 1, 17). Quando alcançamos a fé, somos tomados pela pressa de nos entregar ao Senhor e corresponder ao Seu amor, a pressa gera em nós a esperança e a esperança que nos move à caridade.
Sobre a virtude da fé, o Catecismo da Igreja Católica diz: “A fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou e que a santa Igreja nos propõe para acreditarmos, porque Ele é a própria verdade. Pela fé, o homem entrega-se total e livremente a Deus.” (cf. CIC 814)
A Salvação está próxima! Vinde, caminhemos à luz do Senhor!
Maria Rosangela Pereira
Comunidade Canção Nova