Vida equilibrada

Meu netinho de quatro anos me explicou que a moto de brinquedo não tem equilíbrio porque só tem duas rodas; os carrinhos têm equilíbrio porque têm quatro rodas; e as pessoas não caem depois que crescem porque têm as pernas e os pés… Achei muita graça nessa explicação.

Créditos: m-imagephotography by Getty Images

Assim é com a nossa vida espiritual: quando buscamos alcançar a estatura de homem perfeito que Jesus foi, vamos descobrindo que precisamos do equilíbrio para dosar bem todas as coisas. A criança voluntariosa e egoísta precisa ir dando espaço ao adulto maduro e generoso, a atenção migra de si mesmo para o outro e para Deus. Como é edificante conviver com uma pessoa equilibrada, madura, sábia. Todos nós, à medida em que avançamos em idade, deveríamos crescer em sabedoria e em graça, como sucedeu com o menino Jesus depois do acontecimento de sua perda e reencontro no Templo.
O Espírito Santo quer nos conduzir na busca do equilíbrio e da maturidade. A oração, a fé, a Palavra, os Sacramentos, todos esses são meios eficazes para que o homem e a mulher novos possam desabrochar. A decisão é nossa, e é para cada dia. 

 

Maria Helena Barbosa
Missionária do 2º. Elo
Frente de Missão de SJC/SP

Maria Helena Barbosa