Um ritmo de vida em Deus 

Um ritmo de vida em Deus se dá através do diálogo interior com Jesus ao longo do dia. Na Comunidade Canção Nova, chamamos de “oração ao ritmo da vida”, e nos mantém unidos a Ele.  

Um ritmo de vida em Deus 

Créditos: Thai Noipho / GettyImagens

Logo no início da encíclica A Igreja vive da Eucaristia de São João Paulo II, lemos que desde o Pentecostes, quando a Igreja… iniciou a sua peregrinação para a pátria celeste, este sacramento divino foi ritmando os seus dias, enchendo-os de consoladora esperança”.

Um ritmo de vida em Deus 

Não raro, nós vivemos um ritmo acelerado na vida cotidiana, sobretudo no ambiente urbano.
Muitas vezes, isso nos estressa, leva-nos a um nível nocivo de ansiedade e nos deixa a sensação de que não estamos dando conta de todas as coisas.

A proposta de hoje não é como organizar um ritmo melhor do seu tempo, pois muitos autores já escrevem sobre isso. A nossa proposta para você é: como viver espiritualmente esse seu ritmo de vida, seja ele qual for? Façamos uma espécie de analogia com a celebração da Eucaristia.

Ao acordar 

Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo do céu” (Ecle 3,1)

No início de cada dia, podemos nos lembrar dos ritos iniciais da celebração eucarística (canto de entrada, ato penitencial, oração do dia) e entrarmos na presença de nosso Pai do Céu através da oração. Neste momento, ao acordar, entregamos a Ele tudo que vamos viver naquele dia (o previsto e o imprevisto), pedimos perdão por aquilo que, no dia anterior, não vivemos de modo agradável a Ele, e apresentamos nossas intenções espirituais e materiais, pedindo Sua condução.

Hora do almoço

Exceto quando praticamos o exercício do jejum, no meio do dia, precisamos alimentar nosso organismo. Para nossa alma, o alimento da Palavra de Deus é o “feijão com arroz” para os cristãos. Assim como a Liturgia da Palavra o é dentro da celebração. Portanto, precisamos ter um momento diário em que paramos para ler, meditar, orar com a Palavra de Deus. Você já faz esta parada todo dia?

Ao longo das atividades 

Assim como no Ofertório da Liturgia Eucarística, somos chamados, em vários momentos do dia, a ofertar a Deus o que vivemos: alegrias e decepções, sucessos e fracassos, bênçãos e sacrifícios, mágoas e perdão, confiança e dúvidas. Esse diálogo interior com Jesus, ao longo do dia, é chamado na Comunidade Canção Nova de “oração ao ritmo da vida”, e nos mantém unidos a Ele.

No ápice do dia

De certo modo, quase todos os dias têm um momento ápice. Quando nos sentimos agraciados por termos cumprido nossos compromissos ou por termos realizado o Bem ou por algum reconhecimento.

Essa é a hora de louvarmos, adorarmos a Jesus, reconhecendo que todo bem nos vem d’Ele. Assim como fazemos na Consagração do pão e do vinho no Corpo e Sangue Precioso de Nosso Senhor, bem como na comunhão eucarística.

Agora, é colocar em prática. Quanto mais praticarmos, mais meditaremos na celebração da Eucaristia, e mais nos uniremos a Jesus em meio ao ritmo de nossos afazeres cotidianos.

Vai ser bênção!

“O meu coração meditará pensamentos profundos” (Sl 48, 4b)

Seu irmão,
Ulisses Henrique CN

Ulisses Henrique