Transformados à imagem de Deus

Somos transformados à imagem de Deus. Uma vez que somos batizados, trazemos em nós a glória do Senhor Ressuscitado, ou seja, a irradiação da Sua vida divina participada por meio da graça que gradualmente nos transforma.

Transformados à imagem de Deus

Créditos: by Getty Images / SDI Productions

A transformação completa teremos no céu!

Enquanto estamos aqui na nossa morada terrena, apenas de passagem , devemos buscar o que mais nos aproxima das coisas do céu, parece contraditório, mas devemos considerar a pureza interior e uma disponibilidade à graça que transborda de uma coração ardente de amor e zelo pelo Senhor.

A alma é transformada em Deus pelo amor

Aquele que ama verdadeiramente não admite ser vencido no amor e, quanto mais amado se sentir, mais deseja corresponder.

Mas, como pode o homem tão limitado pretender amar a Deus quando se sente amado por Ele? A resposta é simples: pela caridade derramada em seu coração através do Espírito Santo.

“A caridade teologal, efetivamente, sendo participação no amor com que Deus Se ama a Si mesmo e às criaturas, habilita o homem a amar a Deus com o Seu amor.”  (trecho do livro Intimidade Divina, Meditações)    

Se o amor divino está oculto na nossa vida, por conta dos nossos afetos desordenados, desejos egoístas, falta de perdão, é necessário uma busca incessante pela santidade encarnada nos atos e palavras e, assim, brilhará a luz em todo o seu esplendor em nossas almas.

Transformados à imagem de Deus

Quando nossa vontade se torna uma só  com a vontade divina, acontece o que diz São João da Cruz: “A criatura transformada em Deus pelo amor, ama o Senhor no Espírito Santo”. 

Concretamente: o Senhor deseja elevá-lo à capacidade de amar infinitamente. O Espírito Santo nos foi dado para que possamos amar a Deus não com um amor humano debilitado, mas com um amor divino juntamente com Ele, Amor substancial, pois podemos de fato afirmar: “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rom 5,5).

Mesmo em extrema pobreza, sabendo que nosso amor é débil comparado ao Amor maior, deixemo-nos ser agarrados e absorvidos completamente pela imensa chama do Espírito Santo presente nos nossos corações pela graça do Batismo.

Com generosidade, peça: Senhor, que eu Vos ame com o mesmo amor que me deste, amém!   

 Maria Rosângela Pereira

Comunidade Canção Nova

Maria Rosangela Pereira