Ter uma vida ordenada

Precisamos ter uma vida ordenada, a ordem exterior é reflexo do interior. Quando sentimos que as coisas estão fora do lugar ou não sabemos por onde começar para nos encontrarmos conosco mesmos, precisamos ordenar as coisas. No princípio, quando só existia a terra e as águas, o Espírito de Deus pairava sobre ela (cf. Gn 1,2). 

Ter uma vida ordenada

Créditos: FatCamera / GettyImagens

O Espírito nos dá ordem

O Espírito Santo nos ajuda a termos uma vida ordenada. Com o mover do Espírito no princípio, a criação foi tomando forma no tempo de Deus, a cada dia. Ter uma vida ordenada é saber que cada coisa possui a sua finalidade, muito mais ainda cada um de nós. Ter uma vida ordenada muitas vezes custa tempo, assim como foi na criação. A cada dia o Senhor revelou a sua vontade na criação e viu que era bom (cf. Gn 1,1-2,4).

Na simbologia bíblica o número 6 representa algo que é incompleto ou inacabado. Diferentemente vemos que o número 7 apresenta a perfeição, a plenitude. Vejamos como Deus é perfeito na ordem e deseja que também sejamos. No sexto dia Ele criou o homem (cf. Gn 1,26-28). O homem é incompleto, imperfeito, e somente pode encontrar a perfeição em Deus. No sétimo dia o Senhor descansou, o sétimo foi dedicado a Deus, somente Ele é pleno e perfeito em ordem.      

O Senhor quer que tenhamos uma vida ordenada, “pois Deus não é de desordem, mas de paz” (1 Cor 14,33). Como é bom ver a cama arrumada, a pia limpa, a casa organizada. O exterior também reflete o nosso interior. O mesmo Espírito que pairou na criação também está em nós e Ele deseja que tenhamos uma vida ordenada. “Tudo se faça como convém e em boa ordem” (1 Cor 14,40).

Ter uma vida ordenada

“Se não tens um plano de vida, nunca terás ordem” (São Josemaria Escrivá). Cada coisa possui a sua importância e lugar, a primeira coisa é estabelecer esses limites. O que vem primeiro? Ter uma vida ordenada é saber estabelecer prioridades, a finalidade disso é o que diz o Evangelho de São Mateus: “de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder a sua alma?” (Mt 16,26). A vida ordenada é para não nos perdermos nas preocupações do dia-a-dia e darmos a Deus o seu devido lugar em nossas vidas. 

Tendo em vista que uma vida ordenada interiormente refletirá no interior, pergunte-se: como estão suas prioridades? A ordem dará harmonia a nossa vida e trará paz ao coração. Você tem dificuldade para ordenar as coisas, sentimentos e prioridades? Então peça ao Espírito Santo, Ele traz ordem ao nosso interior e exterior.    

Seu irmão,

Thiago Teodoro

Comunidade Canção Nova

Thiago Teodoro