Tempo de vigilância e oração
Tempo de vigilância e oração. Estamos no Advento! E como devemos entender a vigilância? Podemos pensar nessa virtude como uma atitude motivada pelo medo de um castigo próximo, mas não se trata disso. O Advento nos apresenta o Sumo Bem, que chegará para nos salvar, não o mal para nos castigar. A vigilância nos deixa em alerta para acolhê-Lo, com aconteceu com os Reis Magos e os pastores (cf. Mt 2,1-16 e Lc 2,8-18).
Vigiai, pois não sabeis quando virá o Senhor!
Jesus ilustra-o com uma parábola, falando de um homem que regressa e dos seus servos que o esperam (cf. Mc,13, 34). Na Bíblia, o servo é a “pessoa de confiança” do senhor, com quem existe frequentemente uma relação de cooperação e afeto. Consideremos, por exemplo, que o servo de Deus é definido como Moisés (cf. Nm 12,7) e que também Maria diz de si mesma: ‘Eis a serva do Senhor” (Lc 1, 38).
A vigilância dos servos não é feita de medo, mas de desejo, à espera de encontrar o seu Senhor que vem. Preparam-se para o seu regresso porque o amam, porque têm em mente que, quando ele chegar, encontrará uma casa acolhedora e ordenada: estão felizes por verem-no de novo, a ponto de esperar o seu regresso como uma festa para toda a grande família da qual fazem parte. (Papa Francisco, Ângelus em 3 de dezembro de 2023).
Eu espero porque amo
O Advento nos remete a ser como Maria, que, com todo amor, gestou o Filho de Deus e esperou o seu nascimento. Podemos pensar que a vinda do Senhor será para o julgamento. De fato, será. Entretanto, a exemplo da Virgem Santíssima, como Ele poderá julgar a quem o esperou com amor?
A mãe espera o nascimento com amor, e, ao ver o filho, esquece de toda a dor do parto. Ao nos encontrarmos com Jesus, Ele nos fará esquecer de toda dor e sofrimento do tempo presente.
Nesta segunda semana do Advento, fica o convite de fazermos a experiência da oração. A oração nos torna vigilantes, pois estaremos sempre ligados Àquele a quem oramos. Vigiai e orai (Mt 26,1).
É tempo de vigilância e oração. Que a Virgem Maria, Mulher da espera, nos ajude a acolher o seu Filho que vem.
Maranathá! Vem, Senhor Jesus!
Seu irmão,
Thiago Teodoro
@thiago_teo
Comunidade Canção Nova