Jesus tem pressa em se encontrar conosco e nos ajuda a vencer as dificuldades deste mundo, superando obstáculos. O Evangelista São Lucas narra a história de Zaqueu que, num esforço humano de um homem pequenino, deseja ver Jesus, e ali ele se encontra com a Verdade.
Superando obstáculos
Ele diz a Zaqueu: “Zaqueu, desça depressa, pois hoje devo ficar em sua casa.” (Lucas 19,5) .O simbolismo desta passagem bíblica revela algo ainda maior. A primeira coisa que devemos notar é que Zaqueu era um homem rico e respeitado. Aos olhos do mundo, ele foi bem-sucedido. Mas, apesar de sua riqueza, parece que faltava algo. Ele ouviu falar de Jesus e desejou conhecê-Lo. Essa passagem é fascinante, porque deve ter sido uma visão incomum ver um homem rico e bem-sucedido subindo em uma árvore na presença de uma grande multidão. Na verdade, era tão incomum que Jesus imediatamente percebeu.
Jesus também notou Zaqueu por causa de algo muito mais significativo do que um homem adulto subindo em uma árvore. Zaqueu foi notado por Jesus principalmente porque Ele foi capaz de perceber o desejo e a abertura de seu coração. Zaqueu, este homem rico e bem-sucedido, sentia falta de algo, e ele estava ansioso para obtê-lo. Ele ansiava por Jesus, e esse desejo é cumprido pela compaixão de nosso Senhor.
Somente em Jesus está a verdade
Independentemente de você ser ou não “bem-sucedido” do ponto de vista mundano, é essencial que você também reconheça o desejo não realizado do seu coração. Esse “desejo não realizado” refere-se a aos locais onde Deus não é totalmente o centro de sua vida. Algumas pessoas tentam realizar esse desejo de muitas maneiras mundanas. Mas aqueles que são como Zaqueu perceberão que Jesus é a resposta. E quando alguém reconhece esse fato, fará tudo o que for necessário para vê-lo e estar com Ele.
Reflita, hoje, sobre uma pergunta simples: Até onde estou disposto a ir para ver Jesus? Você está disposto a fazer qualquer coisa para vê-Lo, ouvi-Lo e estar com Ele?
Pode ser necessário um ato de humildade, e você pode ter que agir de maneira radical. Fazer isso chamará o coração de nosso Senhor e Ele responderá a você com muita generosidade, assim como fez com Zaqueu.
O Cristo deseja ardentemente entrar em sua casa.
Seu irmão,
Kaique Duarte