Só a Palavra de Deus permanece. No livro do Profeta Isaías, há um princípio eterno que diz: “A erva seca e a flor perece, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente.” (Is 40,8)
Onde você tem firmado as bases de sua vida?
O corre-corre do mundo
No corre-corre deste mundo, podemos acabar nos esquecendo daquilo que é essencial e, infelizmente, isso tem acontecido com cada vez mais pessoas. Há muita informação, propaganda, opinião, muitas atrações e ofertas neste mundo e neste tempo em que vivemos. As pessoas, cada vez mais, manifestam que falta tempo. O mundo está acelerado, e isto pode nos desviar do essencial, ou pior, pode nos enganar sobre o que é essencial: Deus.
Nesse mundo, tudo passa
Só a palavra de Deus permanece e as coisas deste mundo sempre passam. Não há nada que valha a pena se apegar neste mundo, nada. Nem mesmo aquilo e aqueles que amamos, porque tudo passa. Os que amamos passarão, as conquistas que tivermos passarão, os bens, a fama, a riqueza, o sucesso… Tudo passa! Também as coisas ruins passarão – graças a Deus! -, como a injustiça, a maldade, as guerras, o sofrimento, a dor.
A consciência dessa verdade deveria nos colocar em equilíbrio, desapegados de tudo e firmes no que é essencial. Como diz Paulo: “Aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei viver na penúria, e sei também viver na abundância. Estou acostumado a todas as vicissitudes: a ter fartura e a passar fome, a ter abundância e a padecer necessidade. Tudo posso naquele que me conforta” (Fl 4,11-13). Paulo aprendeu a se firmar em Deus porque entendeu que tudo o mais é passageiro.
Só a Palavra de Deus permanece
A pergunta do início deste texto retorna agora para cada um de nós: Onde você tem firmado as bases de sua vida? Se você, até hoje, tem se firmado nas coisas que passam, preocupado somente com as coisas deste mundo, em busca de poder, prazer e riqueza, reconhecimento e glórias deste mundo, que pena!
Ainda que você alcance tudo isso, a Palavra de Deus lhe diz: “Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida?” (Mc 8,36). Da mesma maneira, se você está cedendo ao desânimo e à tristeza por causa das adversidades desta vida, está perdendo tempo, pois elas também passarão.
Retome a esperança, retome sua fé em Deus, desapegue-se do mundo e da busca alucinada pelo sucesso. Volte a confiar em Deus e a viver de acordo com Sua Palavra. Só a Palavra de Deus permanece.
Seu irmão,
Deividson Francisco