A Semana Santa começou. Prepare-se! A partir desta Segunda-feira Maior, a Igreja pede que nos associemos, como verdadeiros membros seus, às dores e tribulações que o Senhor suportará ao longo destes dias.
Como viver bem o tempo presente? Há algumas dicas que podem ajudá-lo nesta jornada rumo à Páscoa do Senhor:
Existem diversas atitudes, tanto interiores quanto exteriores, que podem ajudá-lo a viver bem a Semana Santa. Elenco algumas aqui:
Atitudes interiores
Tudo deve começar “dentro”, na raiz de nosso coração, de nossa alma, na raiz de nossa vontade. Se não há o desejo de viver bem e de se encontrar com Deus, as outras atitudes podem acabar sendo estéreis, sem sentido.
1ª atitude – Despertar a consciência para a grandeza do momento que se vai viver nesses dias. É o momento ápice da nossa fé. Toda a nossa fé está alicerçada sobre esta base: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
2ª atitude – Silenciar e estar atento. Silêncio e atenção são suportes muito úteis e necessários para viver estes dias. Lembre-se que você estará diante do mistério da salvação de toda a humanidade e também da sua própria. Silencie-se! Esteja atento à Liturgia, às leituras da Sagrada Escritura, aos ensinamentos dos sacerdotes. Deus vai falar.
3ª atitude – Oração. Esses dias devem ser de oração. Você precisa “se impor” nessa atitude. Não estou dizendo que você deve ficar na capela ou na Igreja o tempo todo, mas aliar silêncio, atenção à oração. Se você se mantiver em oração, mesmo nos momentos das outras atividades do dia, com o pensamento no Senhor, então estará deixando o seu coração, mente e espírito abertos para que o Senhor lhe fale e mostre as suas maravilhas. Ore! Transforme seus dias e suas atividades em oração.
Atitudes exteriores
1ª atitude – Programe-se. É preciso programar-se para viver estes dias. Antecipe-se e informe-se sobre os horários das celebrações, porque são muitas, e saber, com antecedência, o horário e local delas vai evitar atrasos e agitações que podem distraí-lo. Informe-se na sua paróquia e programe-se para chegar com antecedência, com tranquilidade nas celebrações.
2ª atitude – Elimine distrações. Faça a experiência de focar na vivência da celebração, de mergulhar com toda a atenção no mistério. A dica concreta pra viver isso é, principalmente, você deixar celular e redes sociais de lado nesses dias. Com certeza, haverá momentos lindos, fortes, emocionantes, mas, entenda, você não viverá da mesma forma se estiver preocupado em tirar fotos e fazer vídeos para colocar em redes sociais. Dê a você mesmo esse presente, registre tudo em seu coração, na sua intimidade. Faça a experiência.
3ª atitude – Organize sua casa com sinais que lhe recordem a Paixão do Senhor. Preparar um altar (pode ser uma mesa ou escrivaninha) para colocar a Cruz e a Palavra de Deus. Desligue a televisão nesses dias, evite músicas ou, se quiser fazer a experiência, coloque músicas gregorianas pra tocar baixinho em casa, pode ser bom pra manter o clima de oração. Também no trabalho você pode fazer isso.
Há outras atitudes que você pode fazer e que podem ajudá-lo. Talvez o próprio Senhor lhe inspire alguma; esteja atento. O mais importante é preparar-se e preparar as condições exteriores, dentro do possível, para favorecer o seu momento de encontro com Deus. A caridade de Cristo nos impele. A Semana Santa começou. Prepare-se!
A Semana Santa começou. Prepare-se!
“Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniquidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas” (Is 53, 3-5).
Tenha uma santa, abençoada e profunda Semana Santa.
Seu irmão,
Deividson Francisco