Seja constante na oração

Seja constante na oração: a oração é um ato de autoconhecimento

Seja constante na oração, mesmo que seja para pedirmos algo a Deus; clamamos Àquele que é perfeito e desejamos nos assemelhar a Ele. A oração é um ato de autoconhecimento: Deus nos conhece muito mais que nós mesmos. Ao orarmos, apresentamos ao Senhor a nossa vida. 

Seja constante na oração

Crédito: Peopleimages / GettyImages

No momento em que nos colocamos na presença de Deus em oração, submetemos o nosso ser à Sua vontade, é um ato de submissão. A oração nos leva à perfeição, ao autoconhecimento e à submissão a Deus, tudo isso em uma conversa simples e sincera com o Senhor. 

Davi rezava sempre

Davi foi predileto de Deus desde criança, escolhido para uma missão única, assumindo um papel importante na história do povo de Deus e da nossa fé. 

Davi era um pastor de ovelhas, um homem que cuidava dos animais e que os defendia quando surgia o perigo. Por vontade de Deus, assumiu o seu povo.

Na Bíblia, a imagem do pastor é muito recorrente. Também Jesus se define “o bom pastor”, o seu comportamento é diferente daquele do mercenário, oferece a sua vida pelas ovelhas, guia-as, sabe o nome de cada uma delas (cf. Jo 10,11-18).

Davi era santo e pecador, perseguido e perseguidor, vítima e carnífice, o que é uma contradição. Davi era tudo isso ao mesmo tempo. E também nós, na nossa vida, temos traços frequentemente opostos. Na trama da vida, todos os homens pecam muitas vezes de incoerência. 

Davi, um homem de oração

Na vida de Davi, existe apenas um fio condutor que confere unidade a tudo o que acontece: a sua oração. Essa é a voz que nunca se apaga. Davi santo rezava; Davi pecador rezava; Davi perseguido rezava; Davi perseguidor rezava; Davi vítima rezava. Até Davi carnífice rezava. Este é o fio condutor da sua vida: um homem de oração, Davi rezava sempre.

Davi, que conheceu a solidão, na verdade, nunca esteve sozinho! E, no fundo, esse é o poder da oração em todos aqueles que lhe dão espaço na própria vida. A oração nos dá nobreza, e Davi era nobre porque reza. A oração nos confere nobreza: ela é capaz de assegurar a relação com Deus, que é o verdadeiro companheiro de caminho do homem, no meio das numerosas provações da vida, boas ou más: mas sempre com a oração (cf. Audiência Geral de 24 de junho de 2020, Papa Francisco).

Há quanto tempo você não reza?

Como anda sua vida de oração? Refiro-me àquela oração sincera e simples com Deus que o coloca diante da Sua graça. A oração é o grande meio de encontrarmos Deus e Suas graças.

Santo Afonso de Ligório diz que “se rezarmos, nos salvaremos, mas se não rezamos, nos perderemos”. Como Jesus nos ensinou, é preciso rezar sempre sem nunca desistir (Lc 18,1).

Lembre de Davi, a oração era a única voz que não se apagava. Seja constante na oração e cresça ainda mais na sua intimidade com Deus.

Seu irmão,

Thiago Teodoro
@thiago_teo

Comunidade Canção Nova

Thiago Teodoro