Seguir com determinação o caminho da cruz. Mas é necessário tomar decisões importantes: encurtar as distâncias e fazer o possível para não voltar atrás se comprometendo-se por amor a Jesus Cristo.
Seguir com determinação
Quando nos despojamos de nossa própria vontade e do desejo de ser “bem visto”, nos permitimos compreender a vontade divina e a busca pela verdade com determinada determinação.
Santa Tereza escreve: “A alma que, neste caminho da oração mental, começa a caminhar com determinação tem andado boa parte do caminho”. Contando desde o início da vida espiritual com a presença da cruz, a alma sabe o que escolhe nesta determinada determinação que terá de renovar constantemente: “É fundamental que a alma decida, desde o início, seguir com determinação e sem querer consolações, o caminho da cruz. O Senhor revelou ser essa a trilha da perfeição ao dizer: “Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Porque aquele que quiser salvar a sua vida, irá perdê-la; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, irá recobrá-la” (Mt 16 24-26).
Jesus é nosso modelo perfeito
Um tempo novo exige resultados que nem sempre nos agrada. Nossos esforços por si só nada são. E somente serão úteis se realizados com amor, unindo-os à ação vivificadora de Jesus, nosso modelo perfeito.
Não somos capazes de realizar grandes coisas sem o auxílio do Espírito Santo. É fundamental uma decisão com determinada determinação.
Clamemos o Espírito Santo que venha em auxílio da nossa fraqueza, que verdadeiramente seja vida para nossa alma.
Com determinação, imploremos: Ó Jesus, envia o Teu Espírito Santo e faz com que Ele penetre, inflame e santifique a minha alma, faz com que a absorva de tal modo que não tenha mais vida a não ser no Espírito Santo. Amém.
Maria Rosangela Pereira
Comunidade Canção Nova