Santidade no dia a dia

Santidade no dia a dia é possível? Está mais perto e acessível do que você imagina. É uma santidade que você pode começar a viver hoje. Agora mesmo. Como? O Papa Francisco explica:

“Gosto de ver a santidade no povo paciente de Deus: nos pais que criam os seus filhos com tanto amor, nos homens e nas mulheres que trabalham a fim de trazer o pão para casa, nos doentes, nas consagradas idosas que continuam a sorrir. Nesta constância de continuar a caminhar dia após dia, vejo a santidade da Igreja militante. Esta é muitas vezes a santidade “ao pé da porta”, daqueles que vivem perto de nós e são um reflexo da presença de Deus, ou – por outras palavras – da “classe média da santidade” (Papa Francisco – Gaudette et Exsultate)

Santidade no dia a dia

Créditos: skynesher / GettyImagens

Santidade na labuta diária

O Papa Francisco escreveu esta exortação aos fiéis católicos do mundo inteiro para justamente mostrar que é possível ser santo na nossa vivência cotidiana. Sem grandes expressões, sem holofotes, na simplicidade, na labuta diária que eu e você precisamos enfrentar a cada dia. Sua rotina diária de ter que se levantar para trabalhar, estudar, organizar e fazer as tarefas de casa, o cuidado e educação dos filhos, cuidar da espiritualidade, da saúde física, e tantas outras possibilidades. Tudo isso demanda esforço e dedicação, sobretudo, precisa de sentido. É aí que a santidade começa.

Viver o que se vive com sentido

O maior desafio para nós entrarmos neste “rio de graça” que nos leva à santidade é viver tudo com sentido. Disse o jovem Beato, Pier Giorgio Frassati: “viver sem uma fé, sem um patrimônio a defender, sem sustentar com a luta contínua a Verdade, não é viver, mas fingir que se vive. Não podemos nunca fingir, mas sim viver”. Se conseguirmos encontrar o sentido da fé, do amor a Deus nas coisas que vivemos, sejam elas as mais simples ou as mais complexas, então tudo será “combustível” para a nossa vida de santidade. Inclusive os erros e as falhas que viermos a  cometer.

Santidade no dia a dia

Você sabia que a sua santidade é possível? Dá para viver a santidade no dia a dia, na sua realidade!   

Uma dica: Leia a Exortação Apostólica Gaudete et esxultate do Papa Francisco e você perceberá que a santidade está mais perto de você do que você pensa. 

“A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações”. (IPd 1,15) 

Deus abençoe!

Seu irmão,

Deividson Francisco

Deividson Francisco