É preciso saber esperar. A espera é muito mais que uma condição de tempo, é uma motivação para aguardarmos com confiança as promessas que, ditas por Nosso Senhor, se cumprirão. Sendo assim: “espera no Senhor e tem coragem, fortaleça-se teu coração, espera no Senhor” (Sl 27,14).
Saber esperar é também saber em “quem” colocar a esperança. Desta forma, o Senhor é fonte de toda esperança, e Ele é quem esperamos. Podemos descartar tudo que é imperfeito e passageiro. A esperança nos une a Deus porque tem como base a fé, e só quem acredita é quem espera. “Esperei firmemente no Senhor, e ele inclinou-se para mim.” (Sl 40,1) Esperamos Aquele que é perfeito e Eterno.
A espera dá eficácia da nossa oração
Saber esperar é também discernir como bem aproveitar o tempo presente. Quando nos submetemos ao Senhor, Ele trabalha em nós, e podemos constatar que trabalha no silêncio tornando-nos mais humildes. Combinando a humildade com a esperança, o Senhor torna nossa oração mais eficaz.
Podemos recordar da mulher cananeia que esperou, humilhou-se e confiou no Senhor: “Senhor, filho de Davi, tem compaixão de mim. Minha filha está cruelmente atormentada por um demônio” (Mt 15,22). A princípio, a resposta de Jesus foi negativa, mas a mulher acreditou que somente o Senhor poderia lhe dar o que precisava, mesmo que fossem as migalhas para os cachorrinhos (cf. Mt 15,27). A recompensa para os que esperam no Senhor é a fé grandiosa.
A espera é uma atividade fecunda
Quando esperamos no Senhor, podemos observar, habita uma força que não sabemos de onde vem. Saber esperar em Deus aumenta em nós a coragem e a resistência, assim como a mulher que espera e está prestes a dar à luz fica angustiada, quando nasce a criança já não se lembra mais das dores (cf. Jo 16,20). A espera por algum tempo pode ser angustiante, mas o seu fruto, quando submetido ao Senhor, gera fecundidade. Espera e esperança caminham juntas.
Saber esperar
Sabemos que esperar é difícil e vemos nos pequenos atos: esperar na fila do banco, a nossa vez na consulta, uma resposta importante entre outros exemplos. Entretanto, esperamos o Céu com invencível confiança, “porque pela esperança é que fomos salvos” (Rm 8,24).
Seu irmão,
Thiago Teodoro
@thiago_teo
Comunidade Canção Nova