Ressuscitou verdadeiramente!

Ressuscitou verdadeiramente! Ainda ressoam nos nossos ouvidos o “Exulte”, cantado na Solene Vigília Pascal. Iniciou-se a noite do Sábado Santo em memória da noite santa da ressurreição gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

É chamada “A mãe de todas as santas vigílias” porque a Igreja mantém-se de vigília à espera da vitória do Senhor sobre a morte.

Ressuscitou verdadeiramente!

Créditos: CreativaImages By gettyimages

Ele está entre nós!

Cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal: a bênção do fogo novo e do círio pascal; a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a liturgia da Palavra, que é uma série de leituras sobre a história da Salvação; a renovação das promessas do Batismo e, por fim, a liturgia Eucarística. Ainda é tempo de desejar “Feliz Páscoa” para todos, pois Jesus ressuscitou verdadeiramente! Aleluia!

Ressuscitou verdadeiramente!

Não podemos caminhar como se nada estivesse acontecido. E, se deixarmos, cada vez mais rapidamente nos esqueceremos daquilo que é o mais importante para nós: Cristo ressuscitou verdadeiramente e nós ressuscitamos com Ele!

Nos Atos dos Apóstolos, Pedro relembra tudo o que aconteceu com Jesus, desde que foi batizado por João:

E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, pregando-o numa cruz. Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos” (At 10, 39-41).

É indispensável fazer memória do que aconteceu. Um cristão sem memória perde as suas referências. Os milagres de Cristo, na realidade, são sinais, e a palavra “sinal” quer dizer que, no fundo, não eram somente prodígios e portentos, eram parábolas, ou seja: sempre que Jesus Jesus faz um milagre, Ele está querendo ensinar alguma coisa através dele.

No entanto, corremos o risco de esperar um “Jesus” ao nosso gosto, ou seja, que venha ao encontro das nossas necessidades, que faça as nossas vontades. É por isso que rapidamente nos disperçamos, somos distraídos e deixamos de “lado” o essencial. Tomemos cuidado! 

Devemos aceitar a Paixão, considerando a recompensa da Ressurreição

Jesus padeceu e ressuscitou para renovar a nossa vida.

Ele transforma tudo e a todos os que querem conviver com Ele, como o fizeram os apóstolos. “Comemos e bebemos com Jesus”: não há familiaridade maior do que essa.

Se não somos capazes desta familiaridade, a Ressurreição de Cristo não causará em nós o efeito necessário para uma vida plena. 

Jesus ressuscitado quer nos ressuscitar também!

Ele deseja nos dar vida nova, basta abrirmos o coração, e Ele tudo fará pois Ressuscitou verdadeiramente, aleluia!

Cristo, Tu és a Ressurreição e a Vida, ressuscita-nos. Amém!

 

Maria Helena Barbosa

Comunidade Canção Nova

Maria Helena Barbosa