Recomeçar por onde?

Recomeçar por onde? Ao falarmos sobre recomeços nas quartas-feiras de janeiro e com a inspiração da reflexão que trouxe semana passada, fica aqui uma provocação: por onde devo recomeçar?

Recomeçar por onde?

Créditos: stanley45 / GettyImagens

Recomeçar por onde?

Eu diria que você deve recomeçar por onde está complicado para você. Como assim? Talvez, você esteja pensando: “Eu preciso recomeçar em tudo!”. Ok, pode ser que tudo em sua vida precise ser revisto, mas que tal pensarmos em áreas que necessitam de mais cuidado?

Podemos fazer uma comparação com aquela reforma que precisamos fazer em casa: talvez, necessitemos fazer tudo, mas qual seria a obra mais urgente? Pintar as paredes? Reformar o telhado? Consertar o encanamento?

Assim, podemos fazer a mesma comparação com nossa vida. Borboletas são assim: no seu ciclo de vida, transformam-se ao longo do tempo. Neste mesmo caminho, não há a beleza da borboleta, sem a estranheza da pupa ou popularmente o que chamamos de casulo ou a feiura da larva. Traga esta experiência para si: faça a mudança em etapas, recomece por onde você sente maior necessidade.

Faça a mudança em etapas!

E tenha certeza que, toda mudança gera, inicialmente, um baita desconforto para depois trazer a melhora que você busca. É muito cômodo estar onde estamos, fazer o que fazemos, nos comportar como nos comportamos. Mas olhando bem a fundo, você sabe que muitas das coisas que lhe incomodam precisam ser mexidas e, muitas vezes, urgentemente mexidas.

Que possamos nos inspirar nesta passagem de Filipenses que diz: “irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo” (Fil 3,13). Muitas vezes, nos falta delimitar com clareza o alvo, ou seja, nos falta delimitar o que queremos fazer, onde desejamos chegar, o que precisamos mudar e por onde devemos recomeçar?

Vamos iniciar? Todos nós temos coisas a repensar em nossa vida. Basta dar o primeiro passo e também assumir que o novo precisa chegar em sua vida.

Nas próximas quartas-feiras continuarei com novas reflexões sobre o tema recomeçar!

Compartilhe esta mensagem com aqueles que precisam desse incentivo para recomeçar!

Abraço fraterno,

Elaine Ribeiro, psicóloga

@elaineribeiro_psicologa

Elaine Ribeiro dos Santos