Recomeçar é um desafio possível. Em meio aos altos e baixos da vida, muitas vezes, nos deparamos com a necessidade de recomeçar. Seja após uma decepção, uma perda ou um período de estagnação, o ato de iniciar novamente pode parecer desafiador, mas recomeçar é um caminho possível!

Créditos: Massonstock / GettyImagens
Recomeçar é um desafio possível
Entender nossa jornada como uma oportunidade de crescimento e transformação passa por disposição, disponibilidade, empenho, ou seja, uma atitude psicológica, emocional, mas também física, de saída do lugar comum, mas certamente rica em aprendizado e superação.
Antes de iniciar qualquer jornada de recomeço, é fundamental aceitar a realidade da situação. A psicologia destaca a importância da aceitação como um passo crucial para a resiliência emocional. Aceitar que algo chegou ao fim ou que é preciso mudar é o primeiro passo para liberar-se do peso emocional que pode acompanhar o término de um ciclo.
A resiliência desempenha um papel fundamental
A resiliência é uma característica psicológica que permite lidar com adversidades e superá-las. No contexto de recomeçar, a resiliência desempenha um papel fundamental. É necessário desenvolver a capacidade de se adaptar às novas circunstâncias, aprender com as experiências passadas e cultivar uma mentalidade positiva diante dos desafios.
Nas adversidades há também a grande oportunidade de um profundo autoconhecimento, limites, resistências, medos, disposição ou indisposição, nossos apegos e dificuldades.
Aprender com o passado, viver no presente e vislumbrar o futuro
Tudo isso permite que possamos aprender com o passado, viver no presente e vislumbrar o futuro, criando um equilíbrio saudável entre a aceitação do passado, a apreciação do presente e a construção ativa do futuro. Recomeçar é, sem dúvida, um desafio possível. Ao integrarmos conceitos como aceitação, resiliência, autoconhecimento e apoio social, podemos transformar o ato de recomeçar em uma experiência enriquecedora e construtiva.
Não deu certo? Avalie, repense, disponha-se ao novo. Esse não é um desafio impossível, mas vai exigir uma postura nova. Toda mudança gera desconforto e todo desconforto nos permite um novo olhar sobre o que precisamos mudar! No Livro de Ecle 3,1, temos uma passagem que pode nos ajudar: “Há um tempo para cada coisa debaixo do sol, tempo de plantar, de colher, de nascer, de viver e de morrer (…)”. Vivamos bem o tempo que nos é dado a cada dia!
E você, precisa de um recomeço em qual área de sua vida? Que tal uma pausa para repensar?
Elaine Ribeiro
Comunidade Canção Nova