A proposta de hoje é recomeçar como fênix. A lenda da fênix transfigura a morte, fazendo dela passagem para a plenitude da vida. O ser humano tende a fazer do visível o trampolim para ilustrar o invisível.
No folclore de muitos povos, há historietas fictícias cheias de sabedoria; entre elas, a lenda da fênix, que já Heródoto (séc. V a.C.), poeta grego, contava, e que a tradição cristã assumiu como significativa da ressurreição de Cristo e, indiretamente, dos cristãos.
Já ouviu falar da fênix? Todo fim de ano, esse pássaro da mitologia grega merece ser lembrado para despertar em mim e em você a certeza de que é possível recomeçar. A fênix, ao morrer, entrava em autocombustão, se desintegrava, virava pó e, algum tempo depois, ressurgia das cinzas.
Um despertar no chão do deserto, completamente robustecida e revigorada. Aliás, a força descomunal é outra característica marcante deste pássaro. Tão forte que era capaz de carregar cargas muito pesadas enquanto voava. Lendas descrevem a fênix carregando elefantes em suas garras. Nesse contexto, você consegue associar esse pássaro mitológico com a dura realidade que você viveu este ano?
Você consegue acreditar que é possível se tornar uma fênix de fé e esperança, renascendo das cinzas das decepções e do descrédito que o mundo lhe impôs neste 2022?
É claro que ao perder todas as forças deve ter dado aquela vontade de sucumbir, desintegrar e desaparecer para não ter mais que responder a questionamentos e cobranças, não é mesmo? Mas quem disse que precisa assumir toda a culpa no processo? Haverá uma chance de recomeçar como fênix.
Sempre haverá uma chance
Acredite! Sempre haverá uma chance para revigorar suas forças e sua capacidade de raciocínio. Tem muita gente querendo fazer você acreditar e pensar como todo mundo. Tem muitas “formações” por aí que estão levando você para um abismo escuro e sem chance de suportar o próprio peso, imagine um elefante! É fácil para todos aqueles que não vivem profundamente acreditar em meias palavras e modismos.
Basta olhar a quantidade de gente que cruza por você na rua de barba grande e corpo tatuado de cima a baixo. Ainda consegue ver alguém na rua de Bíblia na mão e crucifixo no peito? Ou será que até mesmo seus olhos de fênix foram arrancados da realidade?
Existem penhascos e rochas que sustem a fé de pessoas que não se rendem ao modernismo descontrolado. Existem motivos para acreditar que sua carcaça, maltratada pela vida, pode sim renascer das cinzas. Não precisa olhar no espelho por horas para acreditar nisso. Não precisa olhar seus “trapos” surrados de tanto uso.
Recomeçar como fênix
Não precisa chorar com a mesma canção velha e sofrível que ouve todo dia no seu celular. Tem sempre uma canção nova nascendo para regar seu coração. Precisamos apenas deixar o corpo se restaurar, os pensamentos se organizarem e a força voltar a pulsar nossas veias como sempre foi antes do agora. Precisamos apenas ter a certeza de que existe uma natureza calculada, célula por célula, ossos por ossos, pele por pele.
E como a fênix, que é mito e vive 500 anos para depois renascer das próprias cinzas e se tornar um símbolo da imortalidade, eu e você temos outro motivo para acreditar num recomeço:
Aquele que foi pregado na cruz e, três dias depois, ressuscitou para mostrar que, como pássaros, precisamos sobrevoar esse mundo, cheio de coisas estragadas e que cheiram mal, mas sem esquecer nunca de que os olhos precisam sempre estar voltados para o alto.
Que venha 2023!
Wallace Andrade
Comunidade Canção Nova