Quem é o rei da sua vida?

Quem é o rei da sua vida? Como conhecemos nos livros de história, a figura do rei nos remete sempre ao líder supremo que domina e dirige um reino e, com isso, todos lhe são submisso. Mesmo em pleno século XXI, encontramos essa figura na nossa vida, de forma mais figurativa na psicologia ou no espiritual, porém, influenciando diretamente o concreto da vida.

Papa Emérito Bento XVI diz que, devemos dar testemunho do reino de Deus, da verdade. Isso significa fazer sobressair sempre a prioridade de Deus e da sua vontade, face aos interesses do mundo e dos seus poderes”.

Quem é o rei da sua vida?

arquivo/cancaonova.com

Diante da sua vida, nesse momento, quem ou o quê tem reinado sobre as suas decisões, projetos, família, vida espiritual? Todas essas realidades podem e, normalmente, são influenciadas por situações internas ou externas.

Busque referência no lugar mais seguro. Os padres do deserto vão nos instruir quando afirmam que em nossa vida existem três vozes que irão sempre servir de referência e guia para as tomadas de decisão: Deus – Eu – Diabo, ou seja, o que faz a diferença é sempre onde busco a “força e as referências” para as decisões que serão tomadas a cada momento.

Quem é o rei da sua vida?

Devemos sempre nos perguntar: quem tem sido o mestre supremo da minha vida? É fato que: quando estamos passando por algum sofrimento, que nos torna naturalmente vulneráveis, corremos o risco de nos revoltar contra Deus. E, nessa hora, a tentação da idolatria e amor próprio ganha força. Não seda a tentação, antes, ore ao Pai, para que lhe conceda força e discernimento.  

Jesus, no alto da cruz, foi tentado: “Ele salvou a outros e não pode salvar-se a si mesmo! Se é rei de Israel, desça agora da cruz e nós creremos nele!” (Mateus 27,420. 

E ainda:

Na realidade, precisamente porque é o Filho de Deus Jesus entregou-se livremente à sua paixão, e a cruz é o sinal paradoxal da sua realeza, que consiste na vontade do amor de Deus Pai sobre a desobediência do pecado. É precisamente oferecendo-se a si mesmo no sacrifício de expiação que Jesus se torna o Rei universal, como Ele mesmo declarará ao aparecer aos Apóstolos depois da ressurreição: “Foi-Me dado todo o poder no céu e na terra” (Mt 28, 18).

A Jesus foi dado todo o poder no céu e na terra

Quem é o Rei da sua vida? Assuma, hoje mesmo, o Cristo Rei da sua vida; e confie todas as realidades a Ele, inclusive a sua cruz pessoal. Com Ele você conseguirá, pela graça redentora — que brota da Sua morte e ressurreição —, acolher o Amor que venceu a morte e gera vida eterna.

Que Cristo Rei do universo o conduza hoje e sempre!

Seu irmão,

Saulo Macena

Saulo Macena