Quando falta Deus, falta esperança. Uma das perguntas mais procuradas nos sites de busca é: Como encontrar a esperança?
Em tempos de um acesso imenso às informações e do crescimento dos meios de comunicação, observamos o crescimento simultâneo de pessoas ansiosas e pessimistas.
Também é perceptível o crescimento da tentativa de “matar Deus” na sociedade, e isso gera consequências em todos os aspectos.
“Deus conhece o coração do homem. Sabe que quem O rejeitou não conheceu o seu verdadeiro rosto, e por isso não cessa de bater à nossa porta, como peregrino humilde em busca de acolhimento. O Senhor concede um novo tempo à humanidade: precisamente para que todos possam chegar a conhecê-lo!” (Bento XVI – Advento 2007).
A esperança está escrita no coração do homem
Se hoje você é alguém que constantemente tem relatado a perda da esperança, faça um bom exame de consciência, sobre a sua relação com Deus. Como você tem alimentado sua fé?
“A esperança está escrita no coração do homem de forma indelével”, diz o Papa Emérito Bento XVI, porque Deus— nosso Pai —, é vida, e é para a vida eterna e bem-aventurada que nós fomos criados.
Quando falta Deus, falta esperança
A esperança já está escrita em seu coração, basta ter a coragem de entrar em si, de silenciar e colher em Deus e, com Ele, a verdade.
Muitas são as realidades que nos roubam a experiência com Deus e com a verdade. Somos conduzidos diariamente às mentiras, vivemos como caricaturas, com uma vida fragmentada.
No cultivo de um relacionamento com Deus, é essencial a humildade, que nos leva a reconhecer nossa pequenez como criatura. É preciso, pois, um empenho ainda maior em ser santo e ter vida de oração no trato íntimo com o Senhor.
Que Jesus nos conceda, hoje e sempre, esta virtude teologal da esperança, a fim de correspondermos, do modo mais perfeito possível, à sua graça, que nos convida e capacita a amar aquele que nos amou primeiro e se entregou à morte, para que tivéssemos vida, e vida em abundância.
Peça, agora mesmo, ao Espírito Santo para conceder a você um coração manso, humilde e capaz de acolher o amor de Deus. E, com Ele, o reacender da esperança em seu coração e na sua vida.
Deus abençoe você.
Saulo Macena