Enquanto aproxima-se o dia 25 de dezembro, a Igreja vai se preparando para o Nascimento de Jesus, assim como fez Maria. É um tempo de expectativa!
Preparando o nascimento de Jesus como Maria
Como Nossa Senhora, toda mulher que teve a graça de ser mãe sabe que, ao chegar perto do dia previsto para o nascimento do bebê, vivemos um misto de acontecimentos internos e externos. Interiormente, estamos mais sensíveis, alegres e, talvez, com medos e receios. Externamente, a família faz os últimos preparativos, organizando o quarto e as coisas para o dia do parto e a nova vida em casa, com o novo filho.
Nisso tudo, imagino qual teria sido a preparação de Nossa Senhora. Talvez, Ela tenha intensificado as orações, afinal, iria dar à luz ao Filho de Deus. Externamente, Ela deve ter arrumado provisões para a viagem a Belém, porque precisava estar bem para o grande dia e, fora isso, creio que deixou que Deus cuidasse do resto. Não por irresponsabilidade, e sim porque não havia muito a pensar, dadas as condições que viviam e dada a sua profunda confiança em Deus.
Maria nos ensina a nos preparar para o Natal
No Advento de 2014, o Papa Francisco meditou sobre a preparação de Nossa Senhora e afirmou:
“Vejamos dois aspectos essenciais da sua atitude, que para nós é modelo do modo como nos devemos preparar para o Natal.
Antes de tudo, a sua fé, a sua atitude de fé, que consiste em ouvir a Palavra de Deus para se abandonar a esta Palavra com plena disponibilidade de mente e de coração. Respondendo ao Anjo, Maria disse: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra’. (cf Lc 1, 38). No seu ‘Eis-me’ repleto de fé, Maria não sabe por que caminhos se deverá aventurar, quais dores deverá suportar, quais riscos enfrentar. Mas está consciente de que é o Senhor que a interpela, e confia totalmente nele, abandona-se ao seu amor. Esta é a fé de Maria!
Outro aspecto é a capacidade da Mãe de Cristo de reconhecer o tempo de Deus. Maria é aquela que tornou possível a encarnação do Filho de Deus… Maria ensina-nos a captar o momento favorável em que Jesus passa na nossa vida e pede uma resposta pronta e generosa.” (Papa Francisco, Angelus, 21 de dezembro de 2014)
Sem dúvidas, a maior preparação de Maria para o Natal foi a do seu interior, com uma grande esperança no Deus que a chamava. Penso que essa deve ser a nossa postura em nos preparar para o Natal: uma entrega sem limites à Divina Providência, um desejo grande de estar em Sua presença; e a preparação para a viagem que é a nossa vida. Considerando levar apenas o que é necessário, desfazendo-nos do supérfluo que pesa pelo caminho.
Elane Gomes
Comunidade Canção Nova